Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

O CASAMENTO COMO VOCAÇÃO

August 15, 2016

O SACRAMENTO DO CASAMENTO É UMA VOCAÇÃO

            Quero chamar a atenção sobre a vocação do casamento. O casamento é uma vocação. É uma vocação da parte de Deus. Deus chama os dois a se unirem. Deus coloca os dois no mesmo caminho para se encontrarem. Não é como um teatro de fantoches onde o apresentador só puxa as cordinhas e os bonecos começam a se mexer. Deus respeita a liberdade de cada um e assim em cada momento, qualquer um dos dois pode dizer “sim” ou “não”. Amor só existe onde há liberdade. O mundo de hoje quer abolir o casamento, e pensa só na união sexual, que seria só para o prazer e mais nada. Por isso inventou o divórcio para os dois poderem se separar quando quiserem. E assim não é mais por amor que se casa, mas por egoísmo, que atualmente é considerado como amor. E de fato é, mas é o amor próprio, o amor a si mesmo e só. Quando o casamento é considerado uma vocação que vem de Deus, a figura muda. Então se casa por amor verdadeiro.

            Na primeira página da Bíblia lemos: “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher ele os criou”. (Gênesis 1:27) Nós lemos geralmente só a primeira fase dessa frase, e dizemos que cada um de nós é imagem e semelhança de Deus. Mas devemos ler a frase inteira e descobrir o seu significado. No verso anterior Deus disse: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança para governar a terra e tudo que ela tem”. Quer dizer que, o que Deus quer é criar uma imagem de si mesmo, uma foto, uma estátua de si mesmo. E assim Deus cria o homem, mas o cria como homem e mulher. Quer dizer que o homem e a mulher são imagem de Deus. Não o homem ou a mulher. Os dois juntos são imagem e semelhança de Deus. Isto quer dizer que quando um homem se uni a uma mulher eles dois são imagem e semelhança de Deus.

            A maior união de duas pessoas é o matrimônio, quando os dois formam uma só carne: “Por isso deixará o homem o pai e a mãe e se unirá à sua mulher e se tornarão uma só carne” (Genesis  2: 24 – Mateus 19: 5 e 6 – Marcos 10: 7 e 8). E esta união, feita por amor, é imagem e semelhança de Deus. Esta imagem de Deus, não devemos quebrar, mas zelar por ela, para que outras pessoas que vêem este amor, possam imaginar (ter imagem) como Deus é. Especialmente quando este amor é criador, cria um descendente por amor, eles são a imagem mais linda de Deus criador. Não é para profanar esta imagem, tentando unir-se a outra maneira, ou com outra pessoa, o que chamamos de adultério, porque adultera a imagem de Deus. E por isso podemos dizer que o sacramento do matrimonio é uma vocação de Deus, que quer uma imagem de si mesmo nestas duas pessoas que se amam de verdade.

Padre Francisco Van Baars

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags