Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

CATEQUESE, FÉ E POLÍTICA

September 7, 2016

CATEQUESE E POLÍTICA

            “Senhor, daí vossa força divina aos que lutam em favor da justiça, da dignidade humana e da solidariedade. Dissipai as trevas do coração egoísta que só pensa em si, inspirai nos nossos políticos atitudes de humildade e escuta para que exerçam a autoridade como serviço, guardai todos os pais e famílias para que cumpram sua missão com alegria”.

 Em 07 de setembro celebramos a independência do Brasil e em 02 de outubro temos as eleições, que marcarão os destinos do nosso município para os próximos quatro anos. Deus inclui a construção de um mundo justo e solidário para todos os seus filhos. E isso não se faz sem compromisso político, sem cidadania. Nessa matéria, o irmão Nery nos falará sobre catequese: fé e vida. Jesus, seu país, seu povo. Catequese e cidadania. Ser omisso. Veja:

CATEQUESE: FÉ E VIDA.

            Já sabemos que não existe fé verdadeira sem a interação fé-vida. Ao realizar o processo de educação da pessoa na fé, na esperança e na caridade a catequese leva em conta que essa pessoa é gente, com todas as maravilhas e fragilidades de seu ser, relacionar-se, fazer, amar, sonhar. O céu, comunhão de plena felicidade com Deus, com os outros, com a natureza, consigo mesmo, começa aqui, na terra. E terra tem a ver com corpo, amizade, família,, natureza, tempo, história, sociedade, pátria.

JESUS, SEU PAÍS, SEU POVO

           Jesus viveu encarnado numa realidade corporal, num determinado país, num momento específico da história. Amava sua família, sua terra, seu povo, sua religião. Conflitava com os governantes, pois exploravam o povo, tanto os políticos como os religiosos. Chegou a chamar Herodes de raposa e aos líderes religiosos de hipócritas. Percorreu todo o país, de cidade em cidade, de aldeia em aldeia. Chorou sobre Jerusalém, a capital, amou o povo, preferencialmente os pobres, enfermos, discriminados, sofredores. Queria um mundo justo, solidário, fraterno ...

CATEQUESE E CIDADANIA

          Se a catequese tem de fazer a interação fé e vida, obviamente tem de colocar entre seus objetivos ajudar a formar cidadãos conscientes, esclarecidos, competentes e aliados do povo pobre e sofredor. A fé que não compromete o cristão com um projeto sócio-econômico-político a partir dos valores do Evangelho, é falsa, pois não assume a caridade político-libertadora. Celebrar o dia da Pátria e eleger os governantes mexem profundamente com nossa fé, esperança e caridade; constituem importantes itens do teste do amor que comprova a nossa maturidade cristã. Se a fé sem obras é morta (Tiago 2:17), como um cristão pode ficar omisso, indiferente no dia da Pátria, ao saber que o Brasil ainda não é suficientemente liberto e libertador? E nas eleições, ao saber que o destino de milhões e milhões de pessoas será confiado a alguns políticos como - Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados, lembra-te que teremos eleições para Elegê-los em 2018 - Prefeitos e Vereadores? ... Que Brasil queremos ao celebrar o 7 de setembro e, que Município queremos ao eleger os mandatários políticos?

SER OMISSO

            Não participar é deixar um espaço vago que, muitas vezes será ocupado por espertinhos, malandros corruptos. Há muita gente querendo a omissão dos cristãos. Não tendo na política quem, com os critérios do Evangelho, denuncia, propõe e faz, sobra espaço para quem quer aproveitar da situação e explorar o povo ... Não basta dizer “Senhor, Senhor”, é preciso “fazer a vontade de Deus” e fazer a vontade de Deus inclui a construção de um mundo justo e solidário para todos os seus filhos e filhas. E isso não se faz sem compromisso político, sem cidadania.

Irmão Nery – FSC

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags