Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

AS ROMARIAS COMPLETARÃO 300 ANOS

October 10, 2016

AS ROMARIAS 

            Na matéria “Maria, fonte extraordinária de bênçãos”, falamos da chegada em Aparecida, dos missionários Redentoristas em 1894. Agora falaremos de outro assunto igualmente interessante: as romarias. Trata-se de aspecto importante da história da devoção a Nossa Senhora Aparecida que vai completar 300 anos em 2017. A procura por pessoas piedosas ou por aqueles que, em busca de atos milagrosos, fazem peregrinação aos lugares que se tornam conhecidos é antiga.

            Em Aparecida, a expansão da devoção da devoção a Nossa Senhora é tida como um fato extraordinário, porque rapidamente se multiplicaram as romarias. Em documentos históricos, um de 1750 e outro de 1757, pode-se ler: “inúmeros romeiros acorrem ao Santuário de partes muito distantes para agradecer os benefícios recebidos desta Senhora”. Existem descrições interessantes de romarias dos anos de 1817, 188ª, 1895. É histórica a que se deu no dia 9 de setembro de 1873, da vizinha cidade de Guaratinguetá, feita a pé, com o objetivo de pedir à santa o fim da longa estiagem que castigava a região.

Outro registro histórico é o do jornal de São Paulo, “Correio Paulistano”, que em 4 de janeiro de 1884 publicava: “            Felizes os tempos aqueles! Hoje as romarias se fazem de outro modo e tudo mudou desde que a Estrada de Ferro do Norte (A Central do Brasil, que conheci como criança e na qual viajei para vir para o seminário, em 1956) desdobrou suas paralelas de aço pelo Vale do Paraíba e plantou estações onde eram antigamente os pousos dos viajantes”. Não era mesmo pouca gente para aquela época. Em 1895, o cronista da comunidade Redentorista anotava que Aparecida recebia 150 mil romeiros por ano. Montante, porém, que pode acontecer apenas num sábado e domingo atualmente...

      Pois é! Datas e números são relativos, valem como informação, mas também provam que lugares sagrados como o Santuário de N. S. Aparecida, permanecem através dos séculos. Já são passados 299 anos desde o encontro da imagem no rio Paraíba do Sul, fato que revelou o Amor de Deus, que é eterno, dura para sempre. Para quem tem fé, para quem gosta de Nossa Senhora e para quem tem muito a agradecer ou pedir, vir ao Santuário continua o mesmo ato sagrado de centenas de anos atrás. E o será por centenas de anos pela frente!

Padre César Moreira.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags