Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

December 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

SEMANA DE ARTE DA ESCOLA ESTADUAL DOMICIANO CERQUEIRA

November 30, 2016

 

FESTIVAL DE POESIAS, ARTES CÊNICAS, ARTES PLÁSTICAS, EXIBIÇÃO DE VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS 

 

            A Escola Estadual Domiciano Cerqueira promoveu de 19 a 21 de novembro uma Semana Cultural onde uma série de eventos se desenvolveu ao longo desses dias, envolvendo e despertando o entusiasmo dos alunos. No dia 23 por exemplo, as dependências do colégio estavam tomadas de alunos que, ansiosos, aguardavam pelo início do Festival de Poesias.Honrados com o convite para formar o corpo de jurados, lá estavam Letícia Mansor Ribeiro, acadêmica em Letras na Fafism, Alzira Soares de Azevedo Andrade, professora da E. M. Maria de Lourdes Rodrigues e o fundador, redator e editor do Jornal Novo Tempo Fernando Ribeiro, ambos licenciados pela Universidade Cândido Mendes – UCAM – RJ. O Festival de Poesias 2016 teve como homenageado o poeta Manuel Bandeira. Participaram os alunos de 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, com premiações para: 1º, 2º e 3º Lugares. A saber: Nível I (6º e 7º Anos). Nível II (8º e 9º Anos) e Nível III (Ensino Médio).

Com 19 poemas de muito bom nível, os alunos vibravam à medida que cada um deles era declamado e viviam a expectativa das notas dos jurados que atentamente, seguiram o critério de julgamento, observando os seguintes itens: Criatividade, Adequação do Título ao conteúdo, Sonoridade e ritmo, Jogo de imagens (metáfora, comparação, personificação, etc) e Vocabulário (de acordo com o ano / série). Os jurados deram nota de 0 à 10 observando os referidos itens.

Ao final da apresentação – a declamação de todos os poemas – em nome do corpo de jurados, um deles agradeceu à direção da Escola pela gentileza do convite e o quanto isso os honrava. Disse da árdua tarefa de julgar, de ser juiz em qualquer que seja a instância, mas que o fizeram com propósitos básicos: julgarem com imparcialidade, com total isenção, - foram usados pseudônimos – e justiça. Que, em todas os concursos há sempre aqueles que são contemplados com troféus e outras honrarias, mas que todos eles são vitoriosos, pois os trabalhos estavam realmente em um nível bastante elevado. Cumprimentou a todos os alunos e o corpo docente daquele Estabelecimento de Ensino, disse do carinho que tem pela Escola e concluiu dizendo que, a diferença entre os premiados seria, a seu ver, por décimos, tal o grau que atingiram os concorrentes.

Depois de se reunirem numa sala para a soma da nota e decidir critérios de desempate par enfim, fornecer o resultado final, os jurados retornaram ao pátio para então divulgar o nome dos vencedores que, receberam sua premiação sob os aplausos dos colegas. O Festival de Poesias 2016 premiou os alunos, com primeiro, segundo e terceiro lugares em cada um dos três níveis, somando assim, nove poemas contemplados:

Nível I: Primeiro Lugar: LIBERDADE. Total de 126,5 pontos. (pseudônimo: Lili). Segundo Lugar: AMIZADE. Com 126 pontos. (pseudônimo: Brechó). Terceiro Lugar: outro poema com o título de AMIZADE. Pontuação: 125,5. (pseudônimo: Pampam).

Nível II: Primeiro Lugar: VALORES QUE FAZEM O MUNDO. Com 129. Segundo LugarLpseudônimo: Pirata). ILUSÃO. Com 128,5 pontos. (pseudônimo: Luna).Terceiro Lugar: VALORES EM TODP LUGAR: Totalizando 128 PONTOS. (pseudônimo: Maximus).

Nível III: Primeiro Lugar: AMIGO. Total de 133,5 pontos. (pseudônimo: Bolsonaro). Segundo Lugar: PRECONCEITO ZERO: Somando 128,5 pontos. (pseudônimo: Luna). Terceiro Lugar: LIBERDADE LIMITADA. Com 128 pontos. (pseudônimo: Jacksgap). Os alunos concorrentes utilizaram pseudônimos – regra do concurso – os nomes dos alunos contemplados com troféus  foram revelados quando da entrega da premiação. Além do Festival de Poesias, nessa noite fomos brindados com outras apresentações artísticas culturais tais como: Uma pequena, mas marcante encenação teatral. Um aluno declamando o Poema Pasárgada. Pinturas diversas lembrando as várias formas de se expressar como o cubismo, expressionismo e outras. Oram produzidos pequenos vídeos com temas propostos pela Escola. Pequeno em duração, porém, grandes em conteúdo, que também foram premiados. Sem dúvida, uma mostra das atividades dessa Escola que, de forma intensa se manifestou na noite de quarta feira, 21 de novembro.

A direção da Escola prometeu que nos enviaria material informativo sobre todos os eventos que culminaria na sexta feira, encerrando a extensa programação que a Escola elaborou para a Semana de Arte. Até o fechamento dessa edição não recebemos o referido material. Oxalá essas informações nos chegue, para serem divulgadas assim como os nomes dos alunos e seus respectivos poemas que desejamos publicar.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags