Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

DEIXE O MENINO LER !

February 3, 2017

 Cara Senhora,

 Perdoe-me por lhe importunar. você não me conhece, nem eu a conheço, mas não pude deixar de ouvir sua reprimenda na livraria. seu filho pediu um livro, entusiasmado, mas, ao invés do presente, recebeu uma negativa: "você tem um monte de livros que ainda não leu!" Foi o seu argumento proferido, de forma bastante rude, por sinal. Cara senhora, eu lhe peço: não faça isso com seu filho. crianças são mais sensíveis e inteligentes do que imaginamos. é possível que haja alguma dificuldade de diálogo entre você e o garoto - muito simpático, aliás. 

     Se querias evitar uma despesa "desnecessária", bastava explicitá-la: "filho, não posso gastar esse dinheiro agora. Quando puder, voltamos aqui". uma simples frase e eu tenho certeza que você ganharia o garoto. Mas peço desculpas, minha senhora. sei que a minha opinião não foi pedida. Só estou palpitando... Não sou psicólogo, nem pedagogo, apenas desabafo na condição de leitor que foi um garoto parecido com o seu. Inclusive, é dessa posição que lhe escrevo. não ache ruim que seu filho tenha mais livros do que o necessário. Leitores são assim. Algumas obras demoram meses, às vezes anos para dialogar conosco. mas só o fato de o volume estar ai, ao nosso alcance, já abre a possibilidade de uma leitura repentina, que pode ser uma viagem arrebatadora.

         Deixe o moleque com os livros, minha senhora! Tenho certeza de que ele prefere ter alguns volumes ainda não lidos do que brinquedos inutilizados. Observe: daqui a 10 anos, quando o nível de leitura do garoto estiver ainda melhor, você entenderá o que estou dizendo. Brinquedos passam. Livros não: enraízam. Que tal, então, estimular a leitura do garoto? Aproveite o raro desejo dele e também leia um pouco!  Há livros para todos os gostos e bolsos... Já falei isso aqui, mas talvez você esteja me lendo só agora. Não faz mal. É comum as leituras ficarem atrasadas. Seu filho sabe bem disso. não é melhor acumular informação do que quinquilharias?

          Perdoe-me, minha senhora, pela intromissão. Não sei nada de sua vida, muito menos conheço o garoto, mas entendo, como ninguém, a impotência que se abateu sobre ele no momento que você tratou o livro como um objeto inútil. Cuidado a não frutificar essa ideia a alguém tão dedicado a aprender. O ambiente mais fértil para a formação do menino é o reino da literatura. A chave para adentrá-lo são os livros. Por que não abrir essa porta para ele e permitir o que o garoto, por meio dos livros, se torne, enfim, livre para o mundo?

Sthevo Damaceno - Jornalissta e editor do Jornal Mania de Saúde

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags