Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

PROCISSÃO DO ENCONTRO

April 12, 2017

 TRADICIONAL PROCISSÃO DO ENCONTRO

      Na quarta-feira santa faz-se a procissão aonde as duas imagens se encontram. No momento que se faz o doloroso encontro o sacerdote proclama o Sermão do Encontro. Em outros tempos se fazia o Sermão das Sete Palavras – as sete últimas palavras de Cristo no Calvário. Essa procissão é uma tradição ainda muito vista e praticada em cidades do interior. Em Cachoeira Alegre, por exemplo, as procissões aconteceram dessa forma; sendo que na quarta-feira, o encontro aconteceu na Praça Olavo Carlos dos Santos com o Sermão do Encontro.

      As Sete Palavras proclamadas pelo sacerdote são:

* Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. (Lc 23,34 a).

* Hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23,43).

* Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe. (Jo 19,26-26).

* Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes? (Mc 15,34).

* Tenho sede. (Jo 19, 28b).

*Tudo está consumado. (Jo 19,30ª).

* Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito! (Lc 23,46b).

       Após cada proclamação, todos são convidados à reflexão, e segue-se um tempo de silencio e cântico de um salmo. Contemplando-se assim as dores de Jesus e Maria, unindo-se a elas.

      Houve um tempo, em que essas procissões atraiam um número muito grande de pessoas - visto que não se celebrava em Silveira Carvalho, nas  comunidades da União, na Casa de Tábuas, Anastácia, Boa Esperança, Comunidade do Divino e, a Vila Vardiero não havia ainda construído sua Igreja - quando todos acorriam à sede da Paróquia, o "encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos acontecia na Praça da Figueira e um púlpito era improvisado para que a multidão pudesse ver e ouvir o Padre encarregado de proferir o Sermão do encontro.

        Posteriormente, esse encontro passou a acontecer na esquina da Rua Padre Messias Passos com a Souza Aguiar. Ultimamente a celebração do Encontro  é realizada na Praça Olavo Carlos dos Santos - a Praça da  Matriz -      

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags