Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

SEMANA SANTA EM CACHOEIRA ALEGRE E EM JERUSALÉM

April 9, 2017

PROCISSÃO DE RAMOS MARCA A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM SUA CIDADE

       Teve início a Semana Santa na Paróquia São Sebastião de Cachoeira Alegre, com a Procissão de Ramos e a celebração da Santa Missa. Nosso pároco João Pedro de Melo, de acordo com a programação, celebrou às 06:30 h, na Igreja de Nossa Senhora das Dores no Arraial Velho; depois celebrou na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes na Vila Vardiero e por ultimo na Matriz em Cachoeira. Era pouco mais de 9:30h,para ser mais preciso: às exatas 09:45h, quando Padre João Pedro iniciou a cerimônia da Bênção dos Ramos na Praça Olavo Carlos dos Santos, onde os fiéis o aguardavam, para em seguida saírem em procissão até a Matriz de São Sebastião, onde ele celebrou Missa solene.

      A celebração de hoje, marca a entrada triunfal de Jesus em sua cidade, Jerusalém. Montado num burrico, como nos relata São Mateus: “... Trouxeram o jumentinho, puseram sobre ele as vestes de Jesus e, Jesus montou. A multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. As multidões que iam à frente de Jesus e os que os seguiam, gritavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: “Quem é este homem?” e as multidões respondiam: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia”!

      Jesus se opõe à morte, trazendo-nos a vida com sua Palavra e seus ensinamentos: “Se alguém guardar a minha Palavra, jamais verá a morte”. Aqueles judeus não entenderam no plano da fé o que Jesus dizia, por isso, outra vez renegam seu ensinamento. Hoje, há também aqueles que não se abrem à verdade de Cristo e imaginam a vida só a partir da razão. Não há, pois, diferença entre essa atitude e a daqueles judeus> Cristo é a razão da vida e a nossa salvação. A rejeição da pessoa de Jesus é o extremo da ignorância humana. Mas Jesus suportou dores, perseguições e humilhações. Como Servo Sofredor, aceita com humildade, paciência e mansidão o que os homens lhe impuseram, abraçou a cruz como doação eterna de amor por todos nós. Mas sobre isso nos veremos no decorrer da semana com as celebrações.

Fernando M. Ribeiro

     

 DOMINGO DE RAMOS: A liturgia da Semana Santa tem início no Domingo, na parte da manhã, com a Bênção e Procissão de Ramos dentro da Basílica do Santo Sepulcro. À tarde, uma grande procissão sai do Santuário de Betfagé seguindo o relato do texto bíblico que descreve a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém montado em um burrinho

                       JERUSALÉM, VIDA TERRENA DE JESUS

     “A Semana Santa oferece-nos a oportunidade de mergulhar nos eventos centrais da Redenção, de reviver o Mistério Pascal, o grande mistério da nossa fé”. (Papa Bento XVI)

                        DOMINGO DE RAMOS EM JERUSALÉM

      Jerusalém é o cenário das ultimas horas da vida terrena de Jesus. Os santuários das últimas horas da vida terrena de Jesus podem ser venerados, ainda hoje, graças a um árduo trabalho de escavações realizadas pelos franciscanos. Em um pequeno espaço geográfico é possível percorrer todos os principais santuários num só dia ou participar da semana santa rezando em cada um deles em memória aos fatos acontecidos.

      A liturgia da Semana Santa tem início no Domingo, na parte da manhã, com a Bênção e Procissão de Ramos dentro da Basílica do Santo Sepulcro. À tarde, uma grande procissão sai do Santuário de Betfagé seguindo o relato do texto bíblico que descreve a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém montado em um burrinho. A procissão é maior evento religioso realizado na Cidade Santa para as três religiões monoteístas. Reúne cristãos de várias regiões, estrangeiros que vivem em Israel e peregrinos. Cada grupo expressa sua própria espiritualidade cantando nas diversas línguas.

      A procissão desce o Monte das Oliveiras, passa pelo Santuário Dominus Flevit (onde Jesus choro pela cidade de Jerusalém). Segue pela Basílica do Getsêmani até a Porta dos Leões e entrada para a Igreja de Sant’Anna, culminando com a bênção final presidido pelo patriarca latino de Jerusalém, Dom Foaud Twal. Junto à multidão estão líderes religiosos como o Núncio Apostólico, o Custódio da Terra Santa, o patriarca latino e os superiores de várias Congregações. A Procissão chama a atenção pelos cânticos, além das coloridas bandeiras e manifestações de cada grupo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags