Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

SÁBADO SANTO EM CACHOEIRA ALEGRE

April 15, 2017

 

A LUZ QUE VENCE AS TREVAS

     A Vigília Pascal em Cachoeira Alegre teve inicio às 20h. A Matriz São Sebastião estava decoradas flores e o cachoeirense compareceu em grande número para celebrar com o Padre João Pedro de Melo a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma noite santa em que a Igreja nos convida a sermos testemunhas da luz do Ressuscitado e nos faz acreditar que sempre existe uma esperança, uma outra possibilidade e que a vida se renova porque Cristo venceu  - e nós com Ele – a morte. Eis o grande mistério da Páscoa.

      “Esta vigília é a mãe de todas as vigílias”. (Santo Agostinho) Vivenciamos o maior evento de toda a nossa fé, nossa esperança e nossa história. Jesus veio ao mundo, se fez homem, anunciou o Reino de Deus, fez milagres, cuidou dos pobres, dos doentes, ensinou-nos o mandamento do amor, assumiu a cruz, morreu. “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito”! (Mt 28, 5,6). A liturgia da Palavra da noite de sábado é belíssima e narrou toda a história da salvação, desde a criação do mundo até a ressurreição de Jesus, onde a vida vence a morte.

     A liturgia do Sábado da Aleluia é riquíssima e pode ser dividida em quatro partes:

* Celebração da Luz, bênção do fogo novo e rito solene para acender o Círio Pascal.

* A liturgia da Palavra, em que há um resumo de toda a história da salvação.

* Liturgia Batismal e renovação das promessas do batismo.

* Liturgia Eucarística.

     Como é bom poder contar com um Deus que ama, cria, protege, educa, perdoa e nos garante uma vida após a morte. Deus, que cria o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, que escolhe Abraão para ser nosso pai na fé e formar um grande povo, que suscita Moisés para salvar esse povo da escravidão do Egito e passar a pé enxuto o Mar Vermelho, que manda juízes e profetas e finalmente seu próprio Filho Jesus que vence o império da morte, Ressuscita e assina de vez a eternidade da vida.

     A Vigília Pascal nos convida a assumir nossa missão de Batizados. Por certo tempo, durante o catecumenato, esta era a noite por excelência para batizar os catecúmenos num lindo ritual repleto de símbolos de nossa fé. Que o Fogo Novo, a luz de Jesus possa vencer nossas trevas e fazer de nós instrumentos de ressurreição e de vida nova.

     Como comunidade, somos chamados a entender os primeiros sinais do Ressuscitado; como as mulheres e os discípulos que correram ao sepulcro na aurora do primeiro dia da semana. No local, ainda hoje, ecoa a voz do anjo a Maria Madalena e a todo o mundo: “Não temais! Sei que estais procurando Jesus, o crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito. Vinde ver o lugar onde ele jazia”! (Mt 28 – 5,6). Na Basílica da Ressurreição é sempre Páscoa do Senhor!  “O túmulo vazio atesta. O Evangelho proclama: “O Senhor ressuscitou, verdadeiramente”! E esta é a razão da nossa fé!

Fernando M. Ribeiro

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags