Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

December 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

         Nós do Portal Novo Tempo falaremos sistematicamente do tema: Meio Ambiente; para que aprendamos uns com os outros a cuidar melhor da nossa casa-mundo. Sabemos que, produzir, crescer, desenvolver-se, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais se tornou o grande desafio das nações na atualidade. Isso porque o modelo de desenvolvimento econômico vigente, baseado na produção e no consumo excessivos, há muito não se sustenta, não é equilibrado.

 

        Para cumprir esse objetivo, o Portal Novo Tempo é, portanto uma ferramenta que se propõe apresentar uma coletânea de textos sobre os principais conteúdos ligados à temática Meio Ambiente, produzidos com a finalidade de despertar o interesse de todos e de modo particular de nossos leitores pela adoção de posturas ambientalmente responsáveis, tanto em sua vida social, quanto em sua rotina profissional. Gostaria, sinceramente que lessem com atenção e que esta leitura, de alguma forma os transformem, para que sejam também multiplicadores de boas ações, que observem as questões ecológicas para que tenhamos uma Cachoeira Melhor, mais limpa, mais saudável, mais alegre, mais feliz.

 

 

                                                                     MEIO AMBIENTE

     Você já se perguntou por que as mudanças climáticas causam tanta preocupação? Quais são os efeitos da poluição? O que é preciso que exista para que uma pessoa possa se sustentar? O que é consumo consciente? Recentemente essas e outras questões começaram a fazer parte de nossas vidas. Na televisão.nos jornais, nas revistas na internet e em outros meios de comunicação, ouvimos o tempo todo as pessoas falarem em biodiversividade, poluição, efeito estufa, aquecimento global, desenvolvimento sustentável e mais uma infinidade de termos que estão ligados às questões ambientais.

      Meio ambiente é o conjunto de fatores físicos, químicos, biológicos e sócio-econômicos que afetam a vida do individuo e que são afetados por ele. Ar, água, solo, animais, plantas, condições culturais, econômicas e sociais; qualquer construção, estrutura ou equipamento feitos pelos seres humanos, qualquer sólido, líquido, gás, calor, odor, som, radiação, vibração, resultantes direta ou indiretamente das atividades humanas: tudo isso pode ser chamado de Meio Ambiente.

        A evolução do conceito de Meio Ambiente e as novas metodologias de percepção e avaliação do nosso mundo mostram que só é possível entender esse conceito de levarmos em conta o conhecimento produzido por várias ciências, entre elas a Física a Biologia, a Sociologia e a Antropologia. Nos últimos dois séculos, o mundo passou por uma serie de transformações no que diz respeito ao Meio Ambiente.                     Podemos sentir que essas mudanças se intensificaram nas décadas recentes;por isto, é importante aprender sobre os temas ambientais que interferem em nossas vidas. Cada vez mais ouvimos falar em desenvolvimento sustentável, aquecimento global, efeito estufa, entre outros termos.

        Vamos apresentar esses e outros conceitos básicos que são usados nos estudos sobre o Meio Ambiente. Procuramos destacar aqueles que despertam mais atenção em nós, justamente por estarem mais próximos do nosso dia a dia.

 

                       ECOSSSISTEMA – organização natural do espaço

        A etimologia da palavra ecossistema é grega: oikos (casa) + systema (conjunto, disposição). Em um sentido etimológico, portanto, podemos entender ecossistema como “organização natural do espaço”. Dá-se o nome de ecossistema ao conjunto de relações estabelecidas entre os seres vivos e o meio físico (ar, luz, temperatura, umidade, tipo de solo, água, sais minerais) nos quais eles vivem. Uma floresta por exemplo, com sua vegetação, seus animais, seu tipo de solo e clima, formam um ecossistema. O mesmo podemos dizer de um lago, um oceano, de um tronco de árvore ou de um simples aquário.

        Dois componentes básicos formam um ecossistema: as comunidades vivas (componente biótico) e os elementos físicos e químicos encontrados no meio em que elas vivem (componentes abiótico. Assim os elementos compõem um ecossistema: plantas, animais e micro-organismos, que formam a prática biótica, os nutrientes, a água o ar, os gases, a energia e outras substancias orgânicas ou inorgânicas, que formam a parte abiótica.

        O tamanho de um ecossistema pode variar desde uma poça d’água  até a totalidade do planeta Terra. Eles podem ser classificados em terrestres ou aquáticos, dependendo de sua situação geográfica. Todo ecossistema pode ser modificado caso haja a alteração de um de seus elementos, o que pode causar a perda do equilíbrio existente.

Fonte: Educação continuada SESI Educação e sustentabilidade / FIEMG; SESI DR MG. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags