Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

PRÓ-MORADIA: 25 ANOS DE TRABALHO

SETE ANOS DE SAUDADE DE PADRE TIAGO

    O Projeto Pró-Moradia que é uma organização sem fins lucrativos, criada em Muriaé – MG, no ano de 1992 com a missão de oferecer acesso à moradia, a famílias de baixa renda, completa 25 anos de existência, marcados com muito trabalho na formação de comunidades. O Pró-Moradia atinge em 2017 a impressionante marca de ter construído dois bairros na cidade com 818 casas populares entregues, perto de 2.500 pessoas assistidas depois da ampliação nas moradias.

     O Idealizador e Fundador do Pró-Moradia, Padre Tiago, iniciou seu projeto de oferecer um lar para as famílias carentes ao perceber que em sua comunidade, inúmeras famílias não tinham condições dignas de sobrevivência, onde faltavam direitos básicos como: a própria moradia, saneamento básico, educação e saúde para seus filhos. Assim, em contato com parentes e amigos da Holanda (seu país), concretizou a aquisição de um sítio nas proximidades do Bairro do Porto com acesso à rodovia BR 356 e ali nasceu o bairro construído em regime de mutirões.

      No inicio as dificuldades eram imensas, o trabalho de convencer autoridades e a opinião pública de que era possível, foi desgastante, no entanto, transformar uma área de pastagem num bairro descente foi se ornando realidade. Entretanto, o padre Tiago, sempre encontrou em sua caminhada de fé e determinação, pessoas que acreditaram em seus sonhos, sonharam juntos e entraram na mesma empreitada de corpo e alma. O bairro que hoje leva o seu nome “Padre Tiago”, cresceu e continua crescendo, outro bairro foi construído, o ao Joaquim, nos mesmos moldes.

     Os dois bairros contam com atividades culturais, esportivas, escolas, unidades de saúde e comércio próprios. Com a morte de padre Tiago a sete anos atrás, o pró-moradia entra em uma nova fase, dependendo agora de doações centradas em Muriaé, - uma vez que os recursos vindos da Holanda ficaram escassos – e obviamente a continuidade do sistema de mutirão, onde os próprios moradores constroem suas próprias moradas com material doado por cidadãos de bem de Muriaé.

     Agora, conduzidos por cidadãos que abraçaram a causa. O sonho de um Padre visionário se tornou realidade e segue entregando uma média de 20 a 30 casas por ano. Já foram entregues 798 Lares até o ano passado e para 2017 serão entregues mais 20 unidades previstas para estarem concluídas no mês de novembro.

Fonte: Jornal Gazeta de Muriaé

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags