Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

August 19, 2017

 SOMOS CIDADÃOS DO MUNDO   

O termo aspectos ambientais é definido como elementos das atividades, produtos e serviços de uma organização que podem interagir com o Meio Ambiente. Os impactos ambientais são as modificações do Meio Ambiente que podem causar a ele prejuízos ou benefícios, e são resultantes dos aspectos ambientais. As intervenções do ser humano na natureza provocam alterações no Meio Ambiente, chamados impactos ambientais. Quanto mais nós conhecemos, avaliarmos e quantificarmos esses impactos, melhor avaliaremos as respostas dos ecossistemas e essas ações humanas. Pesquisas têm revelado que quanto maior é a atividade econômica, maiores serão seus impactos ambientais.

        Podemos citar como exemplos dessas grandes atividades: a mineração, a siderurgia, o garimpo do ouro, as monoculturas (soja, eucalipto, cana de açúcar, etc) a pecuária, a exploração comercial de madeira e a construção de usinas hidrelétricas. É comum pensarmos em impacto ambiental só como algo negativo, até porque é dele que mais se fala. Mas não é bem assim. Os impactos ambientais podes ser também benéficos, podem ser positivos. É muito comum avaliar o impacto ambiental que a ação humana pode causar no Meio Ambiente. O estudo do impacto permite que desenvolvimento econômico e qualidade de vida andem juntos.

                             

 

                                          POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO

        O termo poluição pode ser considerado como qualquer alteração que é feita nas propriedades físicas, químicas ou biológicas do Meio Ambiente, desde que resultante da atividade humana. Podemos classificar a poluição de acordo com alguns fatores: o componente ambiental que ela afeta, como o ar, a água e o solo; a natureza do poluente que é lançado: poluição química, térmica, sonora, cisual ou ainda o tipo de atividade poluidora, como poluição industrial e agrícola. 

CONTAMINAÇÃO: É presença, em determinado ambiente, de seres que provocam doenças ou de algumas substancias que, em certas quantidades, podem causar prejuízo aos seres vivos. Quando há lançamento e acumulação dessas substancias por exemplo, na água dos mares, dos rios, dos lagos e córregos ou até nas águas que encontramos no subterrâneo (o que chamamos de lençol freático) pode haver a contaminação. Exemplo disso é o lançamento de esgoto ou de substancias químicas que são usados nas águas das indústrias e são lançadas nas águas dos rios que cortam as cidades.

        Se a quantidade dessas substâncias causar algum tipo de alteração nas relações ecológicas existentes naquele ambiente, podemos dizer que essa contaminação causa uma poluição. A poluição, portanto, é fruto da ação do ser humano que, direta ou indiretamente, seja nociva à saúde, à segurança e ao bem estar da população. Ela também pode gerar a inadequação de recursos naturais para fins públicos, domésticos, agropecuários, industriais, comerciais e recreativos. Pode ainda causar danos à fauna e a flora, ao equilíbrio ecológico, às propriedades publicas e privadas e ao aspecto visual de uma paisagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags