Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

SETEMBRO: MÊS DO ENCONTRO COM A PALAVRA DE DEUS

September 11, 2017

  A BÍBLIA É O MAIOR E MAIS BELO LIVRO DO AMOR DE DEUS PARA NÓS  

      Toda Escritura é inspirada por Deus, é útil para ensinar, para persuadir, para corrigir e formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra (2Tm 3.16-17). Como receber as grandes graças das Sagradas Escrituras se não as conhecemos? Se muita vezes nem sabemos utilizar e procurar na Bíblia alguma citação?

     Este mês foi escolhido pela Igreja como o mês da Bíblia. Não que a desprezamos ao longo do ano. Assim como a Igreja tem suas datas a seus períodos litúrgicos, como celebramos em agosto o mês das Vocações, decidiu-se que nesse mês daremos mais destaque à Bíblia. Já foi o tempo que a Bíblia era peça de decoração nas estantes de nossas casas. Se na sua casa o Livro Sagrado ainda é somente decorativo, mude de atitude, pois não é este o seu objetivo e nem deve ser o comportamento do cristão. A Sagrada Escritura deve ser lida, entendida e vivida em sua plenitude. Acho difícil vive-la ininterruptamente, confesso que sim. Mas ela é para ser vivida dessa forma e, Deus nos capacita à medida que buscamos, que nos propusermos a segui-la e que somos fiéis.

     Seguir a Deus não é fácil mesmo não. Temos centenas de exemplos de homens e mulheres que o fizeram, que enfrentaram as dificuldades, que foram martirizados, que entregaram a sua vida pela causa proposta. O próprio Jesus, numa de suas conversas com os seus amigos discípulos disse: “Na vida haveis de ter tribulações...” Em outro momento Ele diz: “Tome sua cruz e segue-me”. Carregar a cruz, não é tarefa fácil, contudo, Ele não nos dá um peso que não suportemos. Deus conhece nossa limitação, mas Ele quer de nós compromisso, sinceridade de coração, bons propósitos, determinação, oração, fidelidade, amor, entrega à causa do Seu Reino e Fé.

     O Portal Novo Tempo ao longo de seus 23 anos de existência procura destacar datas religiosas, cívicas, históricas, culturais, esportivas para interagir com o leitor e internauta e com a intenção de expor suas opiniões e dessa forma levar-lhes informações. Não é um jornal católico na sua essência. Ou seja, ele não pertence a nenhuma Igreja ou Paróquia, embora ele tenha um olhar bastante voltado para este ângulo, este foco religioso. Creio que até mesmo em função de seu editor e fundador pertencer a uma família de tradição católica e mesmo nas suas limitações tentar viver e testemunhar a sua fé.

     Com essa finalidade, falaremos um pouquinho sobre o Livro Sagrado, nessa edição de setembro, no mês da Bíblia. Voltando, pois, ao tema; no dia 24 comemoramos o dia da Bíblia e no dia 30 de setembro celebramos São Jerônimo, que por envio do Papa Dâmaso, traduziu todos os Livros da Bíblia para o latim. A tradução foi nomeada vulgata, que em latim significa “popular”.

     A Sagrada Escritura é composta por 73 livros, sendo 46 livros do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Um ponto importante a ressaltarmos é que os livros foram organizados em capítulos e versículo pela Igreja Católica.

     Devemos sair do comodismo e começar a ler a Bíblia, coloca-la em prática e tê-la como um diretório para nossa vida. Retirá-la de nossas estantes, dos nossos armários e começar a usá-la como boca de Deus para nós. Pode parecer-lhes estranho que eu diga-lhe dessa forma, mas a Sagrada Escritura é a boca de Deus, é a Palavra de Deus a nos dizer, a nos exortar, nos aconselhar, nos admoestar, nos inspirar.

      “A Palavra de Deus é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”. Veja que maravilha isso: A palavra de Deus ilumina nosso caminhar, dissipa as trevas, direciona os nossos passos, inspira nossas ações, controla o nosso ser, embora nos dê a liberdade, pois o Senhor nos deu o livre arbítrio, dirige o nosso viver, nos torna menos agressivos, destrói o orgulho, derruba nossas arrogâncias, nossa ambição de querer sempre mais, de busca pelo poder, sacia nossa sede de “ter”, nos impele a pratica da justiça, nos torna dóceis, mais pacientes. A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo. Semente que deve germinar, crescer e dar frutos para a edificação de um novo mundo. Viver a Palavra de Deus nos permite penetrar nos mistérios do Seu coração.

       Que possamos neste mês, fazer a experiência desse Deus que ama e sempre fala ao seu povo.  A Bíblia é o maior e o mais belo livro do amor de Deus para nós. “A Escritura é uma carta de Deus onipotente à sua criatura, nela se aprende a conhecer o coração de Deus nas palavras de Deus” (São Gregório Magno).

Fernando M. Ribeiro

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags