Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

January 22, 2020

Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

ECOLOGIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

MATRIZES ENERGÉTICAS: A palavra energia apresenta vários significados. Ela pode significar força, vigor, ânimo. Pode também descrever a capacidade de um corpo realizar trabalho.

* Você já se perguntou de onde é que vem a energia que usamos em nossa casa? Atitudes como cozinhar, esquentar a água do banho, acender lâmpadas, ligar as televisões: tudo isso e muito mais demanda energia! Essa energia tem várias origens: está presente em substancias, pode ser liberada em processos naturais e pode vir de algumas transformações. Pode vir das águas, do vento, do sol!

        Nossa principal fonte de energia é o sol. Ele nos oferece calor e luz, alem de ser responsável pela fotossíntese. O sol também produz os ventos e possibilita o ciclo das águas. Aliás, esse elemento indispensável a vida no planeta é também a principal fonte de energia do nosso país. Nos últimos anos, ouvimos falar muito sobre energia e matriz energética. Este último termo pode ser entendido como as diferentes formas de se utilizar a energia. Ele diz respeito à participação de cada fonte de energia que é disponibilizada em um país em relação ao total de energia que se é consumida.

        A matriz energética apresenta a distribuição de energia de acordo com seus diferentes usos, como aquecimento, comunicação, iluminação e refrigeração. Ela pode ser modificada, pois depende do consumo.

 

DADOS DA PETROBRÁS:

* 99% da energia que circula na terra vêm do sol

DE TODA A ENERGIA QUE O SOL ENVIA PARA A TERRA:

* 30% são refletidas e voltam para o espaço.

* 70% penetram na atmosfera:

* 47% aquecem o ar, a terra e os oceanos.

* 223% são responsáveis pelo ciclo das chuvas.

* 0,2% somente 0,2% da energia que gera ondas e ventos é absorvida pela fotossíntese.

* 1% da energia vem das marés, dos combustíveis fósseis e da energia nuclear.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags