Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

January 22, 2020

Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

SOMOS CIDADÃOS DO MUNDO: CAMINHO PERCORRIDO PELA ÁGUA

        O tema água é hoje pauta de discussões em todo o mundo. As preocupações em torno desse assunto abarcam vários aspectos: a qualidade, o uso sustentável, os conflitos gerados pela sua provável escassez, reservas alternativas e etc. toda essa mobilização para pensar a água, tem como motivo, é claro, a importância desse elemento para a vida em nosso planeta.

       A água é um recurso natural de importância única, seja na composição dos seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e, até, como fator de produção de vários bens de consumo.

      É atual também uma conscientização de que, com o desmatamento, com o uso e ocupação do silo de forma irregular, com a poluição de fontes importantes, com a contaminação do ar, com a ausência de saneamento básico, entre outras agressões ao Meio Ambiente, alguns habitantes do planeta possam vivenciar a falta de água doce para o consumo mais cedo do que se imaginava.

 

                                       DE OLHO NO MEIO AMBIENTE

      Três quartos da superfície do nosso mundo são cobertos por água. Sendo 97% salgada e apenas 3% doce. Contudo, no percentual total da água doce existente, a maior parte concentra-se sob forma de gelo nas calotas polares e geleiras, outra parte é gasosa e outra parte é líquida, representadas pelas fontes subterrâneas e superficiais. Já os rios e lagos, que são nossas principais formas de abastecimento, correspondem a apenas 0,01% desse percentual, aproximadamente.

                                      CICLO HIDROLÓGICO

        A água, assim como os demais elementos da natureza, encontra-se em permanente movimento. O ciclo hidrológico representa o caminho percorrido pela água nos seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A partir da evaporação, o vapor d’água se concentra nas camadas mais altas, formando nuvens que se modelam e se movimentam em função do deslocamento das massas de ar. Sob determinadas condições físicas, o vapor inicia um processo de condensação e, com a ação da gravidade, precipita-se. Essa precipitação pode ocorrer de diferentes formas: chuva, neve, granizo, nevoeiro, orvalho ou geada.

        Na terra, tudo é mantido graças à presença da água: nossas cidades, nossas indústrias, nossas plantações e até o oxigênio que respiramos. Cerca de 70% dele vêm das microscópicas algas habitantes da enorme massa formada por rios, lagos e oceanos. Quando a água, em uma das suas formas precipitáveis, atinge a área de determinada bacia hidrográfica, segue o seguinte caminho:

  • Uma porção é retida pelas construções, copas das árvores, arbustos e outras plantas e obstáculos, de onde evapora (interceptação);

  • Parte da precipitação que atinge o solo retorna à atmosfera em forma de evaporação. Ostras parcelas infiltram-se no terreno ou escoam superficialmente;

  • Da parcela infiltrada, parte será utilizada pelas plantas e retornará à atmosfera pelo processo conhecido como transpiração. A outra parte vai escoar para as camadas mais profundas do solo;

  • O restante da água precipitada formará, inicialmente, poças ou pequenos armazenamentos nas depressões do terreno;

  • O destino fina de todos os cursos d’água naturais são os lagos,  rios, mares e oceanos, também sujeitos à evaporação;

  • A evaporação de todas as fontes citadas, juntamente com a transpiração, leva novamente a água, na forma de vapor, à atmosfera, reiniciando-se assim, o ciclo hidrológico.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags