Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

December 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

DIA DA CONSCIÊNCIA NACIONAL ANÃO LITERÁRIO

         Comemora-se em 11 de agosto o Dia da Consciência Nacional e, nessa manhã de sábado, quando me vi a vasculhar gavetas, reler recortes de jornais, rasgar e jogar fora sentimentos e papeis inservíveis; encontrei esse artigo de agosto de 2014, intitulado “Anão literário” de Rodrigo Ribeiro Mansor – professor de português e literatura.

 

ANÃO LITERÁRIO

Ivan Junqueira... João Ubaldo Ribeiro... Rubem Alves... Ariano Suassuna...

     Em um único mês, o Brasil se apequenou na literatura de uma forma dolorosa e inacreditável. As redes sociais tornaram-se nichos de belas frases de autores recém-falecidos, frases que se encaixam em cada ocasião, caindo como uma luva. Seria bom se durasse – a esperança nos leitores brasileiros estaria restaurada, mas isso é apenas fogo de palha – o Brasil não lê!

       Há pouco tempo, um político israelense classificou nosso país como um “anão diplomático”. Mal sabe ele que pior do que ser minúsculo em diplomacia é ser extremamente pequeno em leitura. Somos hoje, um dos países que menos lêem; pouquíssimos de nossos leitores têm reconhecimento internacional; e, para completar essa triste sina, os poucos bons já estão indo embora.

       A intenção aqui não é afirmar que política e diplomacia são elementos desnecessários e devem ser ignorados pela nossa nação. O que é preciso é que nos agigantemos no cenário mundial. E para isso, devemos valorizar nossa literatura e nos tornar bons leitores. Enquanto isso não acontecer, o que teremos a dizer ao mundo?

Rodrigo Ribeiro Mansor – Professor de português e literatura

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags