Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO DIGA NÃO AO HÁBITO DE FUMAR

August 29, 2018

        29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao fumo. Nas últimas duas décadas, o Brasil fez importantes avanços na luta e no combate ao tabagismo. As sanções aplicadas aos fabricantes de cigarros, a proibição de propagandas e da exibição pública das marcas de cigarro, os alertas sobre os malefícios embutidos nas embalagens do produto e a restrição de fumar em ambientes fechados contribuíram para uma redução do número de fumantes do país, passando de 35% da população, em 1990, para 11%, em 2015.

        Para o Instituto Nacional do Câncer, o tabagismo é considerado um problema de saúde pública, que causa dependência física, psicológica e comportamental. Nesse sentido, o tratamento adequado, envolve equipes multidisciplinares, geralmente formadas por médicos e psicólogos. No programa Cessação do Tabagismo, desenvolvido pela Unimed Federação Minas e replicado em diversas Singulares, a abordagem recomendada aos pacientes é exatamente essa.

       “No programa que nós formatamos, o paciente realiza uma pré-avaliação, em que são analisados o nível de dependência da nicotina, o padrão e o tempo de uso do tabaco e a motivação do paciente em superar a doença. Em seguida, ele é encaminhado para uma palestra motivacional, em que será acolhido pela equipe que fará o acompanhamento nas semanas seguintes”, explica a gestora de Saúde Integral da Unimed.

       Dando continuidade ao tratamento, o paciente passa por uma avaliação clínica, que busca identificar alterações funcionais pulmonares e existência de doenças relacionadas ao tabagismo. “Depois, ele é encaminhado para sessões de tratamento, que utilizam a Terapia Cognitiva Comportamental para auxiliá-lo no processo de interrupção do tabagismo, acrescenta.

       O pneumologista Luiz Fernando Pereira lembra que o cigarro pode causar ou agravar mais de 50 diferentes doenças. “A bronquite crônica e o enfisema são as doenças que mais acometem as pessoas que fumam. Juntas, elas formam a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), cujos portadores são fumantes em 90 % dos casos”. O especialista acrescenta que o cigarro ainda pode causar outras complicações clínicas mais graves, como câncer de pulmão, infarto e acidente vascular cerebral, contribuir para o surgimento de tumores em diferentes partes do corpo, além de abreviar a vida em 12 anos.

OBSERVAÇÃO: A Unimed Federação Minas fornece o material e a capacitação presencial para as Singulares que desejam participar do programa Cessação do Tabagismo. Para isso, é preciso cadastrar a cooperativa na área de Saúde Integral e realizar a solicitação. Os dois procedimentos devem ser feitos pelo e-mail saudeintegral@unimedmg.coop.br ou pelo Service Desk.

 Fonte: Revista Conexão  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags