Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

SOMOS CIDADÃOS DO MUNDO

ECOLOGIA: Tal atitude, todavia, depende apenas de nossa postura, do modo como lidamos com o problema.

        

       Antes do surgimento das primeiras industrias, o lixo era produzido em pequenas quantidades e constituído basicamente, de sobras de alimentos. A partir da Revolução Industrial, em meados do século XVII, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado. Aumentando consideravelmente o volume e a diversidade dos resíduos.       

         Nos últimos tempos, o avanço da tecnologia, associado ao desejo dos consumidores por produtos de melhor qualidade e sempre atualizados fez com que as indústrias lançassem no mercado, bens de pouca durabilidade. Nossa sociedade passou a viver a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos é utilizada e depois rejeitada.

       

 

  O agravamento do consumo fica ainda mais claro quando se une à capacidade de produzir em grande escala ao fenômeno do crescimento populacional observado nas ultimas gerações. A imagem a seguir mostra esse crescimento ao longo dos séculos, deixando claro que a explosão demográfica aumenta as demandas por suprimento de alimentos, energia e matérias-primas.

        Nesta edição, apresentaremos o Conceito de Gestão de Resíduos, seus processos, implicações e a necessidade de implementá-lo. Vamos ainda conhecer as formas de tratamento de resíduos, a coleta seletiva, além de mostrar a situação dos resíduos no Brasil; a fim de lidar de maneira adequada e planejada com esse produto da atividade humana, se faz necessário, também, conhecer melhor o lixo e os resíduos.

 

LIXO E RESÍDUO:

Quando se fala em Gestão de Resíduos, é preciso primeiramente diferenciar os conceitos de lixo e resíduo. Apesar de serem sinônimos na linguagem técnica, vemos na prática que se trata de coisas distintas.

     A palavra lixo, derivada do latim lix, significa “cinza”. Nos dicionários é definida como sujeira, imundície, coisa imprestável, qualquer material produzido pelo ser humano que perde a utilidade e é descartado sem critério. Quando denominamos algo como “lixo”, associamos a algo sem valor, sujo, fétido, inútil. 

RESÍDUO, por sua vez, seria aquilo que foi reaproveitado, por ainda ser considerado útil, ou teve uma destinação adequada, de forma a minimizar ao máximo os impactos sobre o Meio Ambiente. Portanto, a diferença está na atitude na hora do descarte.

VOCÊ SABIA?

Dependendo da origem do resíduo, a responsabilidade pelo gerenciamento dos resíduos varia. Veja a seguir:

Origem do Resíduo                                                           Responsável

Domiciliar                                                                             Prefeitura

Comercial                                                                             Prefeitura

Público                                                                                  Prefeitura

Serviço de saúde                                                 gerador (hospitais e etc)

Industrial                                                               gerador (indústrias)

Portos, aeroportos, terminais rodoviários,

Ferroviários e hidroviários                                  gerador (portos e etc)

Agrícola                                                                   gerador (agrícola e etc)

Entulho                                                                                     gerador

Em relação ao resíduo comercial, a prefeitura é responsável por quantidades pequenas (geralmente inferiores a 50 Kg), de acordo com a legislação municipal específica. Quantidades superiores são de responsabilidade dos geradores.

      Apesar de haver diversos empecilhos, é possível controlar e reutilizar nossos resíduos. Tal atitude, todavia, depende apenas de nossa postura, do modo como lidamos com o problema. Uma das maneiras mais eficientes de conscientização é alertar para a prática dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Mas isso, veremos na próxima edição.

Educação Continuada SESI – Educação e Sustentabilidade

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags