Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

CELEBRAÇÃO DO ENVIO NA CAPELANIA DE N. S. DO DIVINO PRANTO

December 4, 2018

           Nesse sábado, às 19:30 horas, na Capelania de Nossa Senhora do Divino Pranto que Pe. Geraldo Chaves – capelão – celebrou missa solene. A Igreja recebeu muitos fiéis para participarem da celebração do envio, quando oitenta e uma pessoas foram enviadas para a Missão de comunicar o amor de Cristo. Homens e mulheres disseram “sim” e lá estavam para exercerem o ministério a eles confiados. Alguns renovaram seu compromisso, outros já atuavam em suas paróquias, enquanto outros iniciaram agora.

         Todos passaram por um período de formação, participando dos encontros promovidos pela administração da Capelania e ministrados pelo padre Geraldo. Esses encontros tiveram como objetivo, prepara-nos a todos para a missão e, assim conhecer mais da nossa Igreja, da hierarquia, da parte litúrgica, de nossas responsabilidades como cristãos batizados, do compromisso assumido de servir à Igreja e aos irmãos, de levar Jesus a todos os povos, - de modo particular àqueles que estão enfermos nos leitos dos hospitais – seja através do Evangelho, seja através da Sagrada Eucaristia.

 

         

 

A Capelania de N. S. do Divino Pranto, que tem como capelão o Pe. Geraldo, atende a quatro capelas com missa semanal, visita aos enfermos, confissão, unção e o Corpo Eucarístico de Cristo. São elas: Capela N. S. das Graças, na Casa de Saúde Santa Lúcia; Capela N. S. das Dores, no HSP - Hospital São Paulo; Capela Nossa Senhora de Fátima, na FCV - Fundação Cristiano Varela; na Capela N. S. do Carmo, no PRONTOCOR; além de assistir espiritualmente a Capela da Universidade UNIFAMINAS. Muitos desses ministros, atuam também nas suas paróquias. Por isso um grande número de irmãos e irmãs receberam do nosso Bispo Diocesano Dom José Eudes, através do padre Geraldo, nesse dia, esse ministério: Ministros Extraordinários da Palavra e da Eucaristia.

        A celebração teve início com a Procissão de entrada, da qual todos os ministros participaram. A comunicação é feita através da língua falada, escrita, de sinais e símbolos, desenhos, letras, números, gestos, imagens...  Assim, o celebrante fez uma saudação a todos os presentes e foi acesa a primeira da vela da Coroa do Advento. A Igreja Católica é rica em símbolos, imagens que expressam significados espirituais e ajudam a enriquecer nossa fé.

         A Coroa do Advento, que também é conhecida como guirlanda, é feita com ramos verdes, geralmente com uma fita vermelha e quatro velas. Ela simboliza a preparação para o Natal. O círculo da Coroa simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade, Jesus Cristo. Os ramos verdes significam a esperança, que leva à perseverança. A fita vermelha está ligada ao fogo e ao sangue, simbolizando a vida, o amor e o derramamento do sangue de Cristo, seu sacrifício. As velas da coroa são acesas a cada domingo, para iluminar a vigília do Advento, a preparação para a vinda da Luz do Mundo, Jesus Cristo.

         Durante a celebração, padre Geraldo Chaves e a Irmã Célia Goergen – dedicada companheira de caminhada, da Congregação Santa Marcelina – convidaram os membros que compõem os Conselhos Administrativo e Pastoral para subirem ao presbitério para uma rápida apresentação.

         Seguindo todos os ritos da Sagrada Eucaristia, com a contribuição do Coral que tornou ainda mais rico esse momento entoando cânticos específicos do Advento e a participação dos fiéis; o celebrante convidou todos os ministros ao altar para fazer se comprometerem com a missão e prosseguir com a cerimônia do “envio”.

        Depois da Bênção final, num clima de confraternização, o grupo, consciente, de que fora escolhido e enviado para cumprir com fidelidade, amor e fé o chamado, se reuniu na escada da Igreja para fotos.

         Cada dia é parte da graça de viver que Deus nos concede para construir a fraternidade. Que a harmonia, paz e alegria sejam constantes no percurso de nossa vida, nessa escalada que abraçamos, na beleza voo, na singeleza do gesto, na verdadeira fé e na sinceridade dos sentimentos. Louvado seja N. S. Jesus Cristo!

Fernando M. Ribeiro

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags