Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

January 22, 2020

Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

FELIZ DIA DO VIZINHO. LEMBRA-TE: GENTILEZA GERA GENTILEZA

December 22, 2018

O Dia do Vizinho é comemorado anualmente em 23 de dezembro no Brasil. A data homenageia a preciosa relação de "amor e ódio" entre os "companheiros de porta"; os companheiros que compartilham a mesma rua ou o mesmo prédio.

        Calma gente! Pode haver e de fato há, vizinhos que não se bicam, que não se dão, não combinam. Mas o melhor é relacionar bem com todos, principalmente os vizinhos que estão ali, tão próximos. Nem sempre é uma relação fácil, mas quem disse que o ser humano é fácil? É preciso renúncia, respeito, paciência, solidariedade, discrição, ser solícito, mas ajudar quando solicitado, estar próximo e ao mesmo tempo distante, ou seja: cada um na sua casa.

        Sem essa de a todo momento está na casa do vizinho. Ele também precisa de privacidade! Quem sou eu, para dar receita? Quem somos nós para elaborar um estatuto de boa vizinhança. Felizmente, me relaciono bem com todo mundo, com os vizinhos então, procuro lidar da melhor forma. Cumprimento a todos, se os encontro-os no elevador, na portaria, na piscina, na cobertura e, às vezes, não sei nem mesmo o apartamento que moram. Faz parte da boa educação cumprimentar as pessoas e devemos ser fraternos com todos.

        Por isso, falar de uma relação de amor e ódio, não me parece interessante. Se não há empatia e sobra antipatia. Penso que o mais razoável é conviver como pessoas civilizadas. Decidi, portanto, iniciar de outra maneira essa matéria:

    Opa, hoje é dia do vizinho. Quem mora em edifício sabe que vizinho é coisa séria. É muito importante saber conviver com amor e harmonia com os nossos vizinhos. A gente sabe que sempre tem alguém que pula na piscina e faz enorme barulho, que deixa a porta da garagem aberta, que tem um cachorro mais irritado que adora latir, ou então um músico que pratica seu instrumento durante várias horas. Por isto é fundamental estabelecer e respeitar as regras de convivência. E o mais importante é ter paciência!

      Por outro lado, sempre tem também aquele seu amigo de todas as horas; é só tocar a campainha. Tem também sempre um vizinho que adora cozinhar e oferece quitutes a toda hora. Vamos lá, junte a vizinhança e celebrem este dia, vai ser uma festa!

     Nas grandes metrópoles o sentido "clássico" de vizinhança foi perdido, devido ao medo e a insegurança que ronda nas cidades grandes. Muitas famílias ou indivíduos, quando se mudam, passam vários meses ou anos até conhecer e começar a manter algum tipo de relação com o seu vizinho.

      Porém, nas cidades pequenas ou bairros do subúrbio, por exemplo, as relações com a vizinhança são normalmente mais comuns. Os vizinhos acabam fazendo parte do dia-a-dia do indivíduo.

 

"Uma boa convivência social pode começar com uma simples gentileza. Cumprimente, dialogue, cultive a amizade e o respeito com seu vizinho. Ele pode ser mais do que alguém que simplesmente mora ao seu lado!"

       

       Esse ano, o dia do Vizinho vai cair num domingo. Taí uma oportunidade para você se reconciliar com o seu vizinho, abrace-o, faça uma prece por ele. E, se você combina bem com ele, abrace-o também.

“Olhai Senhor por nossos vizinhos, nossas famílias, para que, escutando vossa palavra, a exemplo de Maria, possam ir ao encontro dos irmãos e irmãs que necessitam de nossa atenção e serviço e fazei dar frutos todas as iniciativas que promovem a paz no mundo”.

 

ORIGEM DO DIA DO VIZINHO

       Existem algumas divergências sobre a data correta para comemorar o Dia do Vizinho no Brasil. A maioria dos estados brasileiros celebra o 23 de dezembro, no entanto, não existe uma justificativa concreta para a escolha desta data.

       Em outros lugares do país, os vizinhos comemoram o seu dia em 20 de agosto, em homenagem à figura da poetisa Cora Coralina. Cora Coralina era natural de Goiás e o tema central de suas poesias eram os seus vizinhos. Por causa de seu amor pela vizinhança, o dia 20 de agosto (data de seu nascimento), se transformou em Dia do Vizinho em Goiás.

"Vizinhos bons são aqueles que nos dão bom dia! Feliz dia do vizinho, meu amigo!"

Pesquisa: Fernando M. Ribeiro

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags