Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019 FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

          Com a Campanha da Fraternidade 2019, que teve início na Quarta-Feira de Cinzas, com o tema: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS e com o lema: SERÁS LIBERTADO PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA, somos chamados a viver essa experiência de fé e de amor ao longo da Quaresma, mas como cristãos autênticos leva-la para a nossa vida, de forma efetiva no nosso dia a dia, como quem assume a ressurreição como projeto de vida.

        A Campanha da Fraternidade desse ano, propõe uma reflexão acerca da relação entre a Igreja e a Sociedade. Este tema foi escolhido pela CNBB, para ser inserido nessa proposta quaresmal e, de certa forma nos lembra o Concílio Ecumênico Vaticano II. O Concílio resgatou a perspectiva de inserção da Igreja na História da Humanidade, sua característica desde os seus primórdios até a chegada da modernidade.

       A Campanha da Fraternidade 2019 tem como objetivo: “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, proposta pelo Concílio Vaticano II, para melhor servir o povo brasileiro, no atual momento e contribuir para a edificação do Reino de Deus”

       A Igreja participa da vida e da história sociedade brasileira desde o período. A evangelização realizada pelos missionários, leigos e leigas suscitou várias obras de assistência aos necessitados, quando o Estado não estava em condições de promove-la. E os pobres sempre foram amparados pela solicitude das comunidades eclesiais.

        A Igreja sempre esteve presente, cooperando em momentos cruciais para os rumos do país. Recentemente, ela cooperou na restauração das liberdades políticas e em ações pela construção da sociedade em bases justas e democráticas.

        Com a Campanha da Fraternidade 2019, a Igreja propõe essa temática quando a sociedade brasileira é eminentemente urbana, plural e inserida na globalização. Nas últimas décadas, houve avanços tanto na estabilidade da economia, como em políticas inclusivas, mas a desigualdade social ainda é gritante. Questões como a violência, a corrupção e a qualidade da educação dificultam o desenvolvimento do país e comprometem seu futuro.

      Mas os desafios se estendem às políticas públicas referentes às realidades como: saúde, mobilidade urbana, moradia, desemprego, educação, minorias étnicas e culturais, saneamento e sustentabilidade. A Igreja, com a Campanha 2019, manifesta diante do povo brasileiro, sua solidariedade, conforme as palavras do Concílio Vaticano II: “As alegria e esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres, são também as alegrias e esperanças, tristezas e as angustias dos discípulos de Cristo”. (GS, n.1).

      

 

 

         O tema desta CF, FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS e o lema: SERÁS LIBERTADO PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA, é uma oportunidade que Deus nos dá e um alerta que Ele faz principalmente aos políticos, sobre o poder como serviço. Nos faz recordar o Evangelho de Marcos 8. 34-35, quando Jesus erguendo-se da Ceia, tomou o jarro e a bacia para lavar os pés dos discípulos, antes de sua paixão, antecipando sua entrega na cruz. Desta forma, Jesus procurou inseri-los na lógica de seu ministério que é fazer-se servo, servir.

        A Igreja está na sociedade como missão de evangelizar, o que implica fomentar relações solidárias e fraternas, para a superação de situações de exclusão e injustiça que atentam contra a dignidade das pessoas e do bem comum. Penso que é esta a perspectiva do Papa Francisco ao pedir uma “igreja em saída” para as periferias geográficas e existenciais, e a “curar feridas”. Com a Campanha da Fraternidade 2019, a Igreja reafirma à sociedade seu compromisso com a missão recebida de Jesus, seu fundador, e a solicitude para com o povo brasileiro, na edificação de uma sociedade portadora de vida a todos.

Fernando M. Ribeiro

      

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags