Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

GRANDE SUCESSO A 57ª FESTA DOS CARROS DE BOI DE RAPOSO – RJ.

May 30, 2019

     Distante 58 quilômetros de Cachoeira Alegre, está o Distrito de Raposo, onde por diversas vezes estive, em busca de descanso, com minha esposa e amigos, hospedado em hotéis vários para vivenciar o bom acolhimento que me é dispensado com profissionalismo e gentileza por seus proprietários e funcionários.         A aprazível Estância Hidromineral denominada Águas de Raposo, situada na região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, possui uma boa estrutura hoteleira, topograficamente se avizinha aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e recebe muitos turistas. Há na cidade, dois parques de água mineral: o Parque Soledade e o Raposo.

       Eu disse no sábado, a um primo de São Paulo, quando estávamos em Patrocínio: “estamos tão próximos de Raposo, não fosse a nossa pressa, poderíamos visita-la, já que estive lá com outros primos de Sampa, mas tu não a conhece ainda”.  Também a cidade está agitada com os festejos de hoje: a Festa dos Carros de Boi. Agora, me ocorreu verificar a origem dessa festa e descobri que ela remonta ao ano de 1962, quando, então, dois jovens turistas - Wilson Fagundes e Antônio Andrade - em visita ao distrito, perceberam que a igreja local estava em um estado precário. Assim sendo, decidiram empenhar-se na reforma do templo.
     A partir de então, buscaram auxílio junto aos pecuaristas e agricultores da localidade, solicitando doações em prol da reforma da igreja. As doações e os materiais para reforma, como cultura da região, herança da proximidade com Minas Gerais, chegavam através de carros de bois.
     Assim, surgiu a tradicional Procissão dos Carros de Boi de Raposo. Convencionou-se, desde logo, realizar as festividades no mês de Maio, visto que é o mês consagrada à Maria, Mãe de Deus. Com o desenrolar do tempo e a ampliação das celebrações, as procissões ganharam temas que, por sua vez, retratam aspectos da vida de Nossa Senhora.
     Ressalta-se que a festa é prevista no Calendário Cultural do Estado do Rio de Janeiro, possuindo, também, amplitude nacional, e tem como efeitos a valorização da cultura local, o aumento do fluxo de turistas e a geração de renda para o Distrito.  http://www.itaperuna.rj.gov.br/?pg=noticia&id=1733

(sobre a origem da festa)

 

 

 

A 57ª FESTA DOS CARROS DE BOI DE RAPOSO TEVE COMO TEMA: “AS SETE DORES DE NOSSA SENHORA”

 

       Para esse ano, quando acontece o 57° encontro, a Festa dos Carros de Boi de Raposo tem como tema: As Sete Dores de Nossa Senhora, onde cada carro de boi trará representações de Maria; Jesus Crucificado; Jesus Morto; o Padroeiro Santo Antônio e o Tema da Campanha da Fraternidade. Um espetáculo belíssimo que você pode conferir nessa página, através das fotos gentilmente cedidas pelo amigo Silvan Alves.

          No 1º Carro: Santo Antônio Padroeiro de Raposo; 2º Carro: Nossa Senhora da Soledade; 3º Carro: Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil); 4º Carro: A Profecia de Simeão; 5º Carro: Fuga para o Egito; 6º Carro: Maria procura Jesus em Jerusalém; 7º Carro: Jesus encontra sua Mãe no caminho do calvário; 8º Carro: Maria ao pé da Cruz de Jesus; 9º Carro: Maria recebe Jesus descido da Cruz; 10º Carro: Jesus é colocado no Sepulcro; 11º Carro: Fraternidade e Políticas Públicas.

 

       Vale a pena visitar Raposo. Mas, se desejares hospedar-se num dos hotéis no dia em que se realiza o evento; é bom informar-se bem da data e fazer a sua reserva, já que todos eles têm lotação esgotada nesse período.

Fernando M. Ribeiro

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags