Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

28: DIA DO AGRICULTOR

      O Dia do Agricultor é comemorado anualmente em 28 de julho. A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de "produtos da terra", como frutas, hortaliças e vegetais.

O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.

ORIGEM DO DIA DO AGRICULTOR

O Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura.

O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século X

QUEM TRABALHA NO CAMPO, TRABALHA PARA TODOS: CELEBRE O DIA DO AGRICULTOR

Dia do agricultor: Confira a história desse dia, quais os motivos que temos para celebrar, as mudanças do agricultor nos dias de hoje e muito mais!

Muita coisa mudou desde essa época: a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo inerentes aos agricultores brasileiros transformaram a arte de produzir alimento.

Tanto é assim, que a produção brasileira de grãos cresceu 400% nos últimos 40 anos, enquanto a área efetivamente semeada aumentou apenas 40%.

Mas não é só nisso que se baseia o agro do Brasil. Do algodão da roupa, passando pelo etanol do seu carro, até o pãozinho de cada dia, passam pelas mãos do agricultor.

Quem trabalha no campo, trabalha para todos! Se você ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre isso acompanhe nosso artigo!

A HISTÓRIA POR TRÁS DA DATA DO DIA DO AGRICULTOR

Em 28 de julho de 1860, Dom Pedro II criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Em 1930, depois de diversas mudanças de nomenclatura, a Pasta passou a se chamar Ministério da Agricultura.

Na época, o presidente disse em seu discurso que “o Brasil deve grande parte da sua prosperidade à economia agrícola”.

Nós veremos que, quase 60 anos depois, essa frase ainda é bastante atual!

 

O governo de JK, que instituiu o Dia do Agricultor, possuía um Plano de Metas, sendo uma delas a meta de mecanização da agricultura, a qual indicava a necessidade de fabricação de tratores, prevista na meta da indústria automobilística

(Fonte: FGV)

A IMPORTÂNCIA DO DIA DO AGRICULTOR

Como já comentamos, a importância do agricultor vai muito além de colocar um alimento em sua mesa.

Além de produzir alimentos, o agricultor é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos que você consome no dia a dia.

O papel, a borracha e o lápis que você utilizou só estavam disponíveis porque algum agricultor trabalhou arduamente plantando árvores, como eucalipto e pinus, por exemplo.

O mesmo sentido vale para sua roupa que precisa do algodão, seus móveis que precisam da madeira, enfim… todos os produtos de nosso dia a dia têm uma ligação com o agricultor.

Só quem é agricultor sabe que essa profissão vai muito além. Não existe feriado, finais de semanas, “muito cedo” ou “muito tarde”.

Além disso, a agricultura envolve muitas outras habilidades que as ciências agrárias:

 

HOMENAGEM AO DIA DO AGRICULTOR

"Pela elemência do tempo, abundância das colheitas e que os alimentos produzidos pela terra possam saciar a fome da humanidade. Parabéns, agricultor!"

"O mais importante de suas conquistas é que elas rendam prosperidade e muito mais felicidade por hectare! Parabéns!"

"Construindo com qualidade uma agricultura forte, alimentando o mundo através de uma semeadura de dedicação e cuidado com o solo e com a vida. Cultivando amor pelo que faz e orgulhando a todos pelo que produz. Parabéns, Agricultor!"

"Quem prestigia o nascer do sol e produz imensidões para a multidão, sabe o verdadeiro valor de um amigo da terra!"

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags