Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

DEVERES DOS FILHOS PARA COM OS PAIS. LEMBRA-TE QUE FORAM ELES QUE TE GERARAM

August 10, 2019

LEMBRA-TE QUE FORAM ELES QUE TE GERARAM

Como lhes retribuirás o que por ti fizeram? Observem os deveres dos filhos para com os pais: Amor, respeito, obediência e assistência. Isso já é um bom começo!

     A paternidade divina é a fonte da paternidade humana; nela se fundamenta a honra devida aos pais. O respeito dos filhos pelos pais, nutre-se do afeto natural, nascido dos laços que os unem. É uma exigência do preceito divino (CIC 2214). O respeito pelos pais é feito de reconhecimento àqueles que, pelo dom da vida, puseram os filhos no mundo e lhes permitiram crescer em estatura, sabedoria e graça.

       O respeito filial revela-se na docilidade e na obediência autênticas. “Observa, meu filho, as ordens do teu pai, e não desprezes os ensinamentos de tua mãe. Servir-te-ão de guia no caminho, velarão por ti quando dormires e falarão contigo ao despertares”. (Provérbios 6. 20-22).

        Enquanto viver na casa dos pais, o filho deve obedecer-lhe em tudo o que eles lhes mandarem para o bem de todos. “Filhos, obedeceis em tudo a vossos pais, porque isso agrada ao Senhor”. (Cl 3,20). Mas, se os pais mandassem algo oposto a Lei de Deus os filhos estariam obrigados a antepor a vontade de Deus aos desejos de seus pais, tendo presente que “é necessário obedecer a Deus, antes que os homens”. (Atos 5,29).

        O quarto mandamento manda aos filhos adultos a suas responsabilidades para com os pais. Tanto quanto lhes for possível, deves prestar-lhes ajuda material e moral, nos anos da velhice e no tempo da doença, da solidão ou do desânimo. (CIC 2218).

      “Deus quis honrar o pai pelos filhos e firmou sobre eles a autoridade da mãe. O que honra o pai alcança o perdão dos pecados e quem honra a mãe é semelhante àquele que acumula tesouros. Quem honra o pai encontrará alegria nos seus filhos e será ouvido no dia da sua oração. Quem honra o pai, gozará de longa vida e quem lhe obedece consolará a sua mãe”. (Eclesiástico 3, 3 -7).

       O quarto mandamento encabeça a tábua da Lei de Deus. Indica a ordem da caridade. Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais, a quem devemos a vida e a transmissão do conhecimento de Deus. Devemos honrar e respeitar todos aqueles que Deus, para o nosso bem, revestiu de sua autoridade.

Pe. Francisco Sehnem

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags