Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

DIA NACIONAL DAS ARTES: VOCÊ CONHECE ALGUM ARTISTA CACHOEIRENSE?

 

DIA NACIONAL DAS ARTES: Em 12 de agosto, é celebrado o Dia Nacional das Artes. A data foi institucionalizada em 1931, em homenagem à criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios – atualmente Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A escola foi criada por um decreto de D. João VI, em 12 de agosto de 1816.

 

O QUE É ARTE: Afinal, o que é arte? Podemos dizer que é toda atividade estética comunicativa, expressada por uma vasta gama de linguagens, como pintura, literatura, música, cinema, arquitetura, entre outras. A arte provoca emoções e sentidos de formas diferentes entre as pessoas.

 

ARQUITETURA: Andar pelas ruas, por centros históricos, analisar o estilo de cada construção. Apesar de ser também funcional, arquitetura também é arte. Aproveite para apreciar cada detalhe, e como a estrutura combina ou contrasta com o meio em volta. Você se lembra de alguma casa ou casarão antigo de Cachoeira Alegre? Qual a casa mais antiga de nossa terra? Qual aquela que tem mais história? Qual a que tem mais valor arquitetônico? Que tal fazer essa reflexão, perguntar às pessoas mais antigas, conversar com historiadores, se informar de seus professores para melhor conhecer nossa história, nossa arte, nosso acervo, no dia 12 de agosto, Dia Nacional das Artes?

 

ARTESANATO: Sim, existe um dia específico para celebrar o artesanato. Mas ele também merece ser celebrado neste Dia. É fascinante o talento do artesão... criar verdadeiras obras de arte personalizadas, feitas com amor e dedicação, não é para qualquer um. Merece nossos aplausos e admiração.

OUTRAS FORMAS: Existe arte em tudo que fazemos. Fotografia, canto, atuação, dança, desenho, design, são formas de arte também. Algumas tocam o coração, outras são funcionais e toca o mundo, mas todas nos transformam de alguma maneira. Neste Dia Nacional das Artes (12/08), vá a um teatro, museu, exposição. Deixe a arte te transformar.

Você sabia que em Cachoeira Alegre havia um Grupo de Teatro que além das apresentações locais, se apresentava também em outras cidades?

Sabia que em Cachoeira Alegre havia uma sala de Cinema?

Baseado no que disse até então, qual o seu conceito de arte? Você conhece algum artista cachoeirense? Quais e quantos? Você conhece algum artista cachoeirense?

 

SOMOS ARTISTAS NATOS: Já nascemos artistas. Antes de aprenderem a escrever, as crianças se expressam por meio de pinturas, massinha, desenhos. Usam qualquer superfície como tela, encantam-se com cores, formas, texturas. É sempre muito importante incentivar a arte desde cedo. Aproveite este Dia Nacional das Artes (12/08) para criar uma atmosfera bem criativa e lúdica.

       Na década de noventa, inauguramos em Cachoeira Alegre o MAS, - Museu de Arte Sacra – e durante os anos que se sucederam, o local foi visitado por milhares de pessoas, - como consta no Livro de Visitas -  que comprovam a importância daquele espaço. Muitos alunos das duas Escolas; a Estadual Domiciano Cerqueira e a Municipal Professora Maria de Lourdes Rodrigues, lá estiveram em visitas guiadas e pude observar nos olhos de muitos deles o brilho, a expressão de surpresa, o interesse ao efetuarem as mais diversas perguntas acerca dos objetos e fotos.

         Isso não é mais possível hoje. Alguém decidiu que “aquilo” não tinha nenhuma importância, nossa comunidade se calou e foi decretada a inexistência do Museu. Onde está o seu rico acervo? Alguém sabe? Quando sugiro que se faça uma visita a um Museu, vá a outra cidade. Não vá ao antigo prédio da Sacristia – de valor histórico – pois encontrará a porta fechada. Também não bata, nem olhe pelos buracos dos vidros quebrados.... Se insistires em fazê-lo, verás que sua história, nossa história foi reduzida a um amontoado de cadeiras, teias de aranha e poeira.

Fernando M. Ribeiro

(pesquisa efetuada no site: https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/508624)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags