Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

O CLIMA ESPIRITUAL NA FAMÍLIA

         Estamos celebrando a Semana da Família, por isso, julgo bastante essa reflexão do Padre Marcio Fabri sobre “O clima espiritual na Família”, veja: Pensamos a espiritualidade geralmente num sentido bom, de ideal religioso. Mas a nossa condição espiritual nos dá liberdade para fazer escolhas em qualquer direção.

       Por isso existem também espiritualidades ruins; gente que parece preferir o lado agressivo ou negativo em tudo o que faz. O clima do ambiente das relações nasce exatamente do conjunto das pessoas que se relacionam. Assim, o clima espiritual pode variar muito de qualidade. Nas famílias não é diferente. A pergunta é: O que favorece um bom clima espiritual na família?

       Bom, uma receita não é possível, mas algumas dicas podem ajudar muito. Antes de tudo, lembrar sempre que nós humanos aprendemos a vida toda como agir e escolher. Como diz o ditado: “Vivendo e aprendendo”!

       Assim, a primeira dica é assumir na família que aprendemos uns dos outros. Humildade é fundamenta. E então vem o desafio indispensável de aprender a amar. Começa com as fases de encontro com as diferenças de gênio, variações das paixões, problemas de saúde.

       Vamos aprendendo que amar é fazer escolhas difíceis e não apenas seguir os sentimentos. Então, a gente também escolhe o que quer aprender na vida. Esse amor está sempre em construção. O quanto zelamos por ele é o termômetro do clima espiritual na família. Quer dizer que o bom clima espiritual não significa estar tudo bem e tranquilo.

       Significa que há vontade e esforço para aprender e contribuir no dia a dia, vivendo as alegrias e enfrentando os problemas de modo construtivo. Dificuldades sempre vão existir. A vida é uma caixinha de surpresas e cada um tem seu jeito de reagir diante delas. Na medida em que as pessoas assumem viverem juntas as alegrias e dificuldades, começa o bom clima espiritual.

       Os filhos trazem um lado especial para a família. Para transmitir a capacidade de amar, é preciso amar muito, e então os filhos passam a representar, além das alegrias, também muitos desafios para serem amados e também aprenderem a amar.

       Dizem que seríamos incapazes de amar se tivéssemos sido amados. Isso tudo mostra como o bom clima espiritual está no empenho criativo para viver de modo construtivo. Nos apuros é preciso também ouvir bons conselhos para se ganhar força. na sociedade plural de tantos interesses próprios, a comunidade cristã alimenta o espírito de gratuidade que recebemos de Deus e queremos comunicar.

        O Papa Francisco dedica um capítulo inteiro sobre espiritualidade familiar, na sua exortação Alegria do Amor na Família (disponível na internet). A Oração de São Francisco diz que há mais alegria em dar que receber. E São Paulo foi mais radical dizendo que só o Amor persiste, o resto desaparece.

Pe. Marcio Fabri dos Anjos

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags