Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

PODA DE ÁRVORES EM RUAS, PRAÇAS E AVENIDAS EM CACHOEIRA

August 31, 2019

        A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barão do Monte Alto, deveria promover uma distribuição de mudas e o plantio de árvores em todo distrito de Cachoeira Alegre, já que o distrito é pouco arborizado. Só para dar um exemplo, vou citar a Rua Padre Messias Passos, Praça Olavo Carlos dos Santos e a rua do Colégio(Alves Pequeno e Luiz Soares Dias (entorno da Matriz São Sebastião).

       Em 1979, por ocasião da primeira Festa do Cachoeirense, numa iniciativa de seus organizadores, em parceria com a EMATER Muriaé, foi feita uma distribuição de mudas e consequentemente o plantio dessas árvores na área urbana. Muitas delas cresceram e floresceram proporcionando sombra para os seus moradores. Porém, a ineficácia da administração pública, que não oferecia esse serviço aos distritos – somente na sede do município se fazia a poda de árvores – as árvores cresceram demasiadamente, e acabaram sendo cortadas.  Principalmente as que se encontravam próximas à rede de energia elétrica, já que a Energisa também não efetua o serviço de poda.

         A Cia, simplesmente utiliza o seu método que é cortar os galhos indiscriminadamente, desfigurando as árvores e, outras vezes, o próprio morador as cortava, alegando riscos e julgando-se prejudicado. Desse período, poucas árvores restaram nos dias de hoje. Por isso é que também julgamos importante a poda das árvores.

       Hoje, a prefeitura oferece esse serviço, de forma ainda preliminar. Talvez porque não disponha de todo material necessário e equipamento adequado. Talvez, porque os funcionários não consigam atender a todo o município regularmente. A verdade é que esse serviço precisa ser efetuado num determinado prazo e com uma margem de segurança já que a maioria dessas árvores se encontram próximas à rede de alta tensão. E é também oportuno ressaltar que se deve contar com o suporte da Secretaria de Obras, para o pronto recolhimento produzido pela podagem e, não deixá-lo, sobre o passeio como ocorrera já diversas vezes.

       Se o município não dispõe de pessoal para a execução dessa tarefa, deveria solicitar os serviços de alguma empresa terceirizada, que seja especializada na realização desse trabalho. Esse informativo, o portalnovotempo.com vem insistentemente falando sobre esses temas que envolvem o Meio Ambiente, pois é nosso dever cuidar do planeta e, esse cuidado deve iniciar na nossa casa, na nossa rua, na nossa cidade.

Fernando M. Ribeiro

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags