Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO, BIENAL DO LIVRO, NO RIO, A CENSURA QUE AMEAÇA...

        Viajei na quinta-feira (05), para o Rio de Janeiro e retornarei na segunda feira (09), provavelmente. Minha programação: abraçar Esther, uma sobrinha, no dia de seu aniversário, encontrar os amigos, ir à Bienal do Livro no Riocentro na Barra, Zona Oeste do Rio entre outros afazeres.

         A Feira que teve início em 30 de agosto e encerrou hoje em meio a enorme polêmica envolvendo o prefeito do Rio Marcelo Crivela que mandara recolher livros, alegando impróprio para crianças o seu conteúdo e a manifestação do público presente, defendendo a liberdade de expressão, diante da suposta – ou seria evidente? - censura imposta por ele.

       o divertido núcleo da Novela Bonsucesso, formado por Lúcio Mauro Filho, Felipe Haiut, Yasmin Gomlevsky e Rômulo Estrela que mostram entrosamento nos bastidores da novela, passou por lá. O quarteto gravou gravou na Bienal do Livro. a galera da Editora esteve no evento e as cenas vão ao ar no fim deste mês.

O público foi menor que na última edição, mas foram vendidos mais livros. Foram 4 milhões de livros vendidos ao longo desses dez dias. Aqui, nesse fim de domingo, depois de uma quinta e sexta-feira de chuva fria e um sábado e domingo de praia e sol; de mais uma vitória do Mengão e do Botafogo no Engenhão, jogos realizados no sábado e no domingo respectivamente; tento escrever para o Portal, uma matéria antes de eu retornar.

       Quando me lembrei que hoje é Dia Mundial da Alfabetização, pensei na árdua tarefa de ensinar, uma vez que a indisciplina é o grande desafio a ser enfrentado pelos professores. Muitas vezes, os alunos são indiferentes ao pedido de SILÊNCIO, dos professores.

        Recorri a um artigo de Lucas Constantino para o jornal Outro Olhar: “Os comentários da festa do final de semana, a roupa do professor, a novela das oito, os términos de namoros, os problemas na família, um novo aplicativo ao celular, uma música, uma noite mal dormida. Quaisquer desses fatores podem levar à desconcentração do aluno na sala de aula.

       A partir daí aparecem os primeiros casos de indisciplina, desde a bolinha de papel até a falta nas aulas. “

O professor deve ter uma habilidade quase que diplomática para manter o ambiente saudável”.

       Prender a atenção e mostrar a importância da matéria é um grande desafio do professor. Isso porque a partir do momento que o aluno não quer aprender, não tem como ensinar”.

       Seguindo neste mesmo sentido, uma pesquisa realizada pelo Ibope com 500 professores de todo o país, apontou que 69% dos professores acreditam que a indisciplina e a falta de atenção dos alunos são os principais problemas das aulas.

       Apesar de a indisciplina ser objeto de um estudo muito complexo de pedagogos, as soluções tomadas para punir alunos seguem certo protocolo. Mas cada escola tem seu próprio regimento.

       Em geral, os alunos mais bagunceiros são chamados pela direção da escola para que possíveis medidas sejam tomadas, mas importante mesmo é procurar obter um diálogo entre os dois lados, corpo docente e estudante, a fim de diminuir os problemas de uma forma educativa e amigável”.

       Bem! O professor pede, às vezes implora e grita: SILÊNCIO! Também eu, fico por aqui, encerro a matéria pedindo e quase suplicando silêncio, daqueles que insistem em tocar músicas num alto volume que agride e dificulta que eu tenha uma boa noite de sono.

Fernando M. Ribeiro

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags