Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

DIA DA IMPRENSA: ROBERTO MARINHO, UM EMPREENDEDOR CULTURAL

September 10, 2019

       Há quem sempre viu, fez crítica e, há anos denuncia a postura da Rede Globo. Há, quem veja, hoje e também está a espernear; ou só se sentiu incomodado hoje e decidiu se queixar das ações da Rede Globo, dizendo de uma "suposta" parcialidade. Não é esse, evidentemente, o caminho correto de quem deseja prestar serviço à sociedade, de quem deseja informar. Devemos ser imparciais e comprometidos com a verdade. Há quem olhe com desconfiança e há também quem demonize qualquer ação ou informação da emissora.

       Independentemente do julgamento que se fizer, sempre é tempo de se celebrar o Dia da Imprensa. E nesse espaço, falaremos de um gigante da comunicação, a quem, você pode também tecer críticas,  mas, é sabido que o Império Global tem seus fidelíssimos aficionados e sua estupenda audiência. Entre aqueles que lhe dão crédito e aqueles que torcem para verem ruir esse império; o telespectador tem a liberdade de num simples toque trocar de canal e quem sabe a partir daí, proporcionar alguma mudança realmente. O importante é que temos o livre arbítrio. Temos liberdade para decidir, optar, opinar, questionar, manifestar... Lembra-te que em outros tempos já foi muito diferente!

        Ao lembrar que dezesseis anos foram transcorridos desde o falecimento de Roberto Marinho, nós do Portal Novo Tempo, queremos destacar sua contribuição como empreendedor cultural. Um papel que não deixa de ser raro entre nós, num país geralmente mais afeito a esperar as iniciativas das esferas oficiais. O objetivo é recordar a importância desse jornalista de espírito inquieto, a presença ativa e sua capacidade de fazer acontecer, características marcantes do acadêmico que ocupou a cadeira número 39 da Academia Brasileira de Letras.

       Mais associada a seu nome costuma ser sua atuação à frente de um império no setor da comunicação de massa, abrangendo tanto o jornalismo quanto o entretenimento, por meio de jornais, revistas e canais de televisão.

       No entanto, pretendemos chamar a atenção para outro aspecto que nem sempre fica igualmente iluminado. Trata-se da influência que esse núcleo teve nas inúmeras ramificações que dele brotaram – na música, nos discos, nos espetáculos, na dramaturgia, nas artes cênicas, na cenografia, nos livros, na dança, na editoração, no cinema, na publicidade.

       Não apenas pela significativa criação de empregos e possibilidade de profissionalização para toda uma gama de artistas, técnicos e artesãos, seguramente responsáveis pelo destaque o Rio e o Brasil vêm tendo no setor. Mas também pelo estímulo direto e atuação marcante que Roberto Marinho exerceu como empreendedor, em ampla variedade de setores culturais, fosse por meio de sua ação pessoal ou da Fundação Roberto Marinho.

       Proteção e recuperação do patrimônio histórico, artístico e cultural do país e de tesouros artísticos ameaçados, incentivo à educação à distância por meio de telecursos, fomento à leitura e apoio à literatura infantil, estímulo aos jovens cientistas, preservação do meio ambiente, inúmeros são os campos em que se pode perceber a marca deixada pela intervenção desse cidadão. Sem esquecer de seu papel como apoiador e colecionador no campo das artes visuais.

       Utilizando de um material preparado pela ABL Academia Brasileira de Letras, e desse editorial escrito por sua presidente Ana Maria Machado, que em 2013 organizou uma exposição reconstituindo a trajetória desse senhor e a ação instigadora, fermento agindo na cultura brasileira contemporânea, é que esse informativo deseja, nesse dia dez, em que comemoramos o Dia da Imprensa, prestar homenagem ao cidadão Roberto Marinho. Assim, a celebração de sua memória configura também um momento de permanência, por meio de nosso louvor e nosso grato reconhecimento ao jornalista e acadêmico por sua ação como empreendedor cultural.

Veja também nessa edição, nos dias 21 e 25, Dia do Radialista e Dia da Radio Difusão, respectivamente, artigos que destacam a ação desse jornalista e empresário da comunicação.

Fernando M. Ribeiro

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags