Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

January 22, 2020

Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

MÊS DE ALERTA CONTRA O CÂNCER DE INTESTINO

       

 

    Campanha “Setembro verde” destaca a importância de realizar exame preventivo. Este é o mês de conscientização sobre o câncer de intestino. A campanha “Setembro verde”, promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), visa informar a população sobre a importância de realizar ações preventivas contra a doença.

       De acordo com o INCA, a estimativa é 36.360 novos casos por ano. Esse tipo de câncer é o segundo mais incidente em mulheres e o terceiro entre os homens. Uma das medidas preventivas contra a doença é a realização de colonoscopia a partir dos 50 anos. Por meio do exame é possível identificar e retirar pequenas lesões benignas que podem se transformar em tumores, chamados de pólipos.

       Encontramos pólipos em cerca de 20% das colonoscopias. Por isso é tão importante realizarmos o exame, pois ele pode evitar a evolução dessas lesões para a doença – afirma Ronaldo Salles, membro titular da SBCP. De acordo com o especialista, quando o paciente faz o exame e não é encontrado nenhum pólipo, a indicação é que uma nova colonoscopia seja realizada após dez anos se não houver nenhum caso de câncer no intestino na família ou depois de cinco anos caso a doença tenha afetado algum parente de primeiro grau.

       Naqueles em que são encontrados pólipos, os procedimentos vão depender da quantidade e tamanho das lesões. O diagnóstico da doença também é feito com a colonoscopia. O tipo de tratamento varia de acordo com o estágio no qual o tumor foi descoberto no intestino. A cirurgia é a principal medida para o tratamento. Quando o câncer é diagnosticado precocemente, o procedimento pode ser realizado em condições melhores, com data marcada e por vídeo – diz Bruno França, oncologista clínico e diretor médico do COM – Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão.

       A operação tira parte a parte do intestino afetada. Outras etapas do tratamento incluem a radioterapia, quando necessário, para diminuir a possibilidade de retorno do tumor.

Evelin Azevedo – Fonte: extra.globo.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags