Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

December 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

A BÍBLIA: O LIVRO MAIS VENDIDO, DISTRIBUÍDO E IMPRESSO EM TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE

       Dia da Secretária, da Navegação, da Bíblia, do Tradutor e Dia de São Jerônimo. Em outras edições abordamos esses temas, que considero, também devem ser lembrados. Encerrando a edição de setembro, quero cumprimentar a todas as secretárias, a todos da navegação: que Nossa Senhora dos Navegantes os abençoe e proteja-os sempre; a todos os tradutores e aí está inserida a minha admiração por esse santo querido da Igreja: São Jerônimo que foi quem traduziu a Bíblia.

       No Brasil, alguns meses são ditos como temáticos, a exemplo de setembro, o mês da Bíblia. Este é o livro divinamente revelado e contem a palavra de Deus que, lado a lado com a tradição e o magistério da Igreja possui os subsídios necessários para a salvação do homem.

       O mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião do Cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi levado adiante com a colaboração efetiva do Serviço de Animação Bíblica (SAB), até posteriormente ser assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB e estender-se ao âmbito nacional.

       Dentre os objetivos deste mês temático, pode-se dizer: contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja, no Brasil; criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação; e facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.

     É interessante dizer que o mês da Bíblia é celebrado em setembro porque no dia 30 celebra-se o dia de São Jerônimo que foi um grande biblista. Foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (Hebraico e Grego) para o Latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em todas as casas. Talvez nem se faça ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.

       Em setembro de 2016, estava em Maceió, capital alagoana, ainda no hotel, quando fazia minhas orações pela manhã e na sequência lia “O Semeador”, Órgão de Comunicação da Arquidiocese de Maceió, que eu adquirira na Catedral, quando participara da Santa Missa, no dia anterior e em seu Editorial trazia esse artigo que agora transcrevo para vós:

Fernando M. Ribeiro

 

 

 

O MÊS DA BÍBLIA: EDITORIAL DE O SEMEADOR - ALAGOAS

        “Ao logo desses 45 anos de celebração do Mês da Bíblia, têm-se refletido muito sobre diversos aspectos desse Santo Livro. Para este ano, o tema “para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”, o mês da Bíblia 2016 traz como proposta de estudo o livro de Miquéias.

        Para o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo, o Mês da Bíblia na Igreja, no Brasil, tornou-se espaço de vivência e experiência de fé nas paróquias. “Graças ao bom Deus, a cada ano, vemos crescer nas Comunidades de fé, o gosto e o sadio anseio por conhecer a Palavra de Deus.

       Não é apenas curiosidade; não apenas desejo de melhor saber e mais conhecer temas sobre a religião. Muito mais, há no coração de nossa gente um secreto desejo de sentido e de esperança. Há uma busca sincera e singela de experiências de fé. Nosso povo quer sentir a proximidade de Deus”, ressalta.

       Sendo assim, aproveite cada momento para se aprofundar no conhecimento de Deus, a partir das Sagradas Escrituras, e assim como o profeta Miqueias esteja você em comunhão com Deus para ser voz que clama diante das injustiças sociais para que todos tenham vida n’Ele”.

Editorial de O Semeador – Alagoas – setembro de 2016

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags