Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS EM QUE ASPECTOS SEUS ALUNOS SÃO INTELIGENTES?

       Você tem alguns alunos que conseguem criar belos trabalhos de artes visuais, outros têm talentos para o esporte, fazendo séries complexas de movimentos físicos e parecem graciosos. Alguns conseguem tocar tão bem um instrumento musical que ouvi-los desperta a sensibilidade. Outros podem vibrar diante do desafio da precisão matemática. Outros podem adorar a ler e já experimentam a emoção de ver suas próprias histórias ou poemas publicados. Muitos podem ser líderes naturais, oferecendo exemplos positivos e orientação confiável a seus colegas. Outros ainda podem ter motivos pessoais profundos sobre quem são e a que vieram enquanto procuram atingir objetivos de vida importantes.

       Entre os alunos mencionados, qual seria o mais inteligente? A pergunta é impossível de responder porque cada um dos exemplos, representa alunos que desenvolveram inteligências diferentes. Cada aluno é único e todos a seu modo oferecem contribuições valiosas para a cultura humana.

       Embora a maior parte das pessoas possuam todos os espectros das inteligências, cada indivíduo revela características cognitivas distintas. Possuímos quantidade variadas das oito inteligências e as combinamos e usamos de maneiras extremamente pessoais.

       Restringir os programas educacionais ao predomínio das inteligências linguísticas e matemáticas minimiza a importância de outras formas de conhecimento. Assim, muitos alunos que não conseguem demonstrar as inteligências acadêmicas tradicionais, ficam confinados a baixa estima e seus pontos fortes podem permanecer não percebidos e perdidos tanto para a escola quanto para a sociedade em geral.

       A pesquisa de Gardner não só revelou uma família mais ampla de inteligências humanas do que previamente se conhecera, mas também gerou uma definição pragmática renovadora do conceito da inteligência. Em vez de ver o “talento” humano em termos de uma pontuação em um teste padronizado, Gardner define inteligência como:

A capacidade para resolver problemas encontrados na vida real.

A capacidade para gerar novos problemas a serem resolvidos.

A capacidade para fazer algo ou oferecer um serviço que é valorizado em sua própria cultura.

A definição de Gardner da inteligência humana ressalta a natureza multicultural da sua teoria.

Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags