Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

PREPARE O SEU CORAÇÃO PARA RECEBER O MENINO DEUS

November 18, 2019

A PIEDADE POPULAR E O ESPÍRITO DO ADVENTO

      O Ano de 2019 está chegando ao fim e, para nós, cristãos católicos, ele se encerra antes mesmo do Natal. Vamos esclarecer isso: Estou me referindo ao Ano Litúrgico. Período esse que se encerra com a celebração de Festa de Cristo Rei; findamos o “Tempo Comum”, e dá-se início ao “Tempo do Advento”. Período de preparação para a vinda do Emanoel, Deus Conosco, o nascimento de Jesus.

        O Tempo do Advento é envolvido por uma atmosfera de fraternidade, alegria e esperança. Esse tempo é muito fecundo para renovarmos a piedade e entendermos o verdadeiro sentido da espera do nascimento do Senhor.

       A piedade popular por sua compreensão intuitiva do mistério cristão, pode contribuir eficazmente para a salvaguarda de alguns valores do advento, ameaçado por um costume no qual a preparação para o Natal se reduz a uma “operação comercial” proveniente de uma sociedade consumista. (Diretório da piedade popular e a Liturgia, 105).

       São várias as expressões de piedade popular durante o Advento que mantêm a fé e contribuem para a transmissão da espiritualidade para as gerações futuras. Neste tempo, destacam-se como expressão de piedade:

 

A COROA DO ADVENTO: Arranjo de quatro velas sobre uma coroa de ramos verdes, que com o progressivo acender das suas quatro luzes, domingo após domingo, até o Natal, é memória das várias etapas da história da salvação.

 

A DEVOÇÃO À VIRGEM MARIA: A piedade popular dedica uma especial atenção à Mãe de Deus neste tempo, sobretudo através da novena da Imaculada e da recordação de algumas mulheres da Antiga Aliança, que foram sinal e profecia da missão de Maria.

 

A NOVENA DE NATAL: Essa prática surgiu para comunicar aos fiéis a riqueza de uma liturgia a qual eles não tinham acesso. É momento de reunir a família para uma preparação mais intensa para o Natal.

 

 

 

O PRESÉPIO: Como se sabe, além das representações do presépio de Belém, que existem desde a antiguidade nas Igrejas, a partir do século XIII, difundiu-se o costume, influenciado pelo presépio montado por São Francisco de Assis, de 1223, de construir pequenos presépios nas habitações domésticas. A preparação deles, é ocasião para que os vários membros da família se coloquem em contato para o mistério do natal. (Diretório da Piedade Popular e a Liturgia 104).

        O Advento é tempo de expectativa, de conversão e esperança. Vivamos esse tempo com o coração em Deus, preparando uma digna habitação para aqueles que vem nos salvar.

       Procure se reunir com a família, forme grupos em sua rua, em seu bairro, adquira o “livrinho” com as celebrações para cada dia e faça a Novena de Natal. É um momento oportuno para nos prepararmos. Com orações, reflexões, cantos, meditações, louvores, escuta e partilha da Palavra, ao longo desses dias que antecedem o Natal, estaremos preparando a “maanjedoura” do nosso coração para receber Menino Deus.

Fernando M. Ribeiro

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags