Please reload

Posts Recentes

       Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina...

CELEBRAMOS NESSE DIA 04, OS 24 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO

September 4, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

DIA DAS MÃES: UMA DATA DE MUITA HISTÓRIA E SIGNIFICADO

       

 

É comum no mundo contemporâneo a comemoração do Dia das Mães em todo o segundo domingo de maio. Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. A despeito do viés mercadológico, o Dia da Mães é uma data de singular importância para o mundo ocidental, sobretudo por reforçar os vínculos familiares. Mas como o segundo domingo de maio passou a ser considerado, mundialmente como o Dia das Mães).

       Desde a Idade Antiga, há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade. Na Idade Média, havia também muitas referências à figura da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras de Eva e de Maria. Mas foi apenas no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial para serem homenageadas. A escolha da data (todo segundo domingo de maio) remete à história da americana Anna Jarvis.

       Ana Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, no Estado da Virginia Ocidental EUA. Com a morte da mãe, Anna com o sofrimento e a dor que sentiu, decidiu organizar com as outras moças um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar às crianças a importância da figura materna.

       Anna e suas amigas eram ligadas à Igreja Metodista, mencionada acima. Em 10 de maio de 1908, o grupo de Anna conseguiu celebrar um Culto em homenagem as mães na Igreja Metodista Andrews na cidade de Grafton. A repercussão do tema do culto logo chamou a atenção de líderes locais e do então governador do Estado de Virgínia Ocidental William E. Glassocock definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem as mães.

       Logo a repercussão da celebração oficial em âmbito estadual alastrou-se por outras regiões dos Estados Unidos e foi adotada também por outros governadores. Por fim, em 1914, o então presidente do EUA Woodrow Wilson, propôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio. O importante a ser mencionado é que a decisão de Wilson foi tomada a partir de sugestão da própria Anna Jarvis, que ficou internacionalmente conhecida como patrona do Dia das Mães.

       No caso do Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez no dia 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços em Porto Alegre. Em outros lugares houve também outros focos de comemoração de mesmo teor, geralmente associados a instituições religiosas. Mas foi somente em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser celebrado segundo o molde dos EUA, isto é, em todo segundo domingo do mês de maio.

Por Me. Claudio Fernandes – Brasil Escola

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags